Banca de DEFESA: LIZANDRA ALVES RIBEIRO

DISCENTE: LIZANDRA ALVES RIBEIRO
DATA: 31/08/2020
LOCAL: Vídeo Conferência - Google Meet
TÍTULO: DISCURSOS DE DOCUMENTOS E DE DOCENTES FORMADORES EM DUAS LICENCIATURAS EM FÍSICA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física. Formação de professor. Análise de Discurso. Reforma curricular. Análise documental.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este estudo partiu do questionamento do porquê ainda hoje a formação de professores de Física é pautada em um modelo conteudista, assemelhando-se a formação de bacharel em Física, em vez de centrar na formação profissional docente. Buscando resposta para esse questionamento, recorreu-se a história da formação docente, com o intuito de entender a contribuição do olhar histórico para esse debate, uma vez que a avaliação de medidas tomadas no passado, que trazem implicações importante para o presente, pode favorecer na tomada de decisões atuais mais acertadas. Explorando diferenças entre a formação de bacharel e de licenciado, buscou-se compreender proposições dos currículos de licenciados em Física ofertados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). No estudo, utilizou-se documentos oficiais históricos, fontes secundárias que tratam dos cursos de Física dessas duas Universidades e entrevistas com docentes formadores nessas Instituições. Tendo como base teórica noções de Análise do Discurso de vertente francesa, representada no Brasil especialmente por Eni Orlandi, foram analisadas proposições dos currículos de formação de professores de Física nas duas Instituições, com o intuito de evidenciar aproximações e distinções entre os discursos apresentados nos currículos dessas licenciaturas. Observou-se, que a história da formação de professores no Brasil apresenta avanços simplórios e retrocessos frequentes, com pendência ora para conteúdos específicos ou conteúdos pedagógicos, ora para a prática pedagógica, evidenciado a ausência de pesquisas como atividade formativa. A análise dos documentos revelou forte influência positivista nas primeiras proposições de formação de professor de Física nas duas instituições e que, tanto nos discursos dos docentes formadores quanto dos documentos mais recentes, há foco na prática docente, evidenciando uma concepção alicerçada na racionalidade prática. Do ponto de vista histórico, este estudo leva a crer que em qualquer reforma curricular há a necessidade de estudos com base em pesquisas que retratem fatos históricos, como forma de evitar repetidos erros e contribuir com a formação de qualidade dos professores, que promovam repercussões diretas no ensino e na aprendizagem em Física da Educação Básica.
Presidente - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA
Externo à Instituição - MARIA JOSE PEREIRA MONTEIRO DE ALMEIDA - UNICAMP