Banca de DEFESA: MANUELA CONCEIÇÃO MACHADO DA SILVA

DISCENTE: MANUELA CONCEIÇÃO MACHADO DA SILVA
DATA: 31/08/2020
LOCAL: Vídeo Conferência - Google Meet
TÍTULO: Modelos Atômicos no Livro Didático de Química: Estudo das representações ilustrativas pelo víeis do discurso científico-social
PALAVRAS-CHAVES: Livro Didático de Química; Imagem; Modelos Atômicos; Níveis de Representação; Linguagem Científica
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este trabalho se reporta a uma pesquisa sobre os níveis de representações do conhecimento químico tratadosnos livros didáticos de Química (LDQ), no que concerne às ilustrações presentes no conteúdo de Modelos Atômicos (MA). O livro didático ainda é o recurso mais presente em sala de aula apesar da existência de inúmeros materiais didáticos, ele influencia fortemente os estudantes na concepção e construção do conhecimento científico. Para o Ensino de Química seu uso torna-se fundamental para exposição dos conhecimentos químicos sendo que a partir dele o aluno inicia seu contato com a cultura científica, sua representação e linguagem, desse modo o estudo deste material didático é bastante pertinente para compreensão do processo de ensino e aprendizagem. Portanto, para isso essa pesquisa fez uso da perspectiva metodológica qualitativa (LUDKE; ANDRE, 2012). No que diz respeito à tipologia analítica utilizada, optou-se pela análise documental, uma vez que o objeto de interesse analítico se constituiu de um conjunto de livros de química adotados em uma amostragem de escolas públicas que ofertam o Ensino Médio localizadas na cidade de São Luís do Maranhão.A análise dos dados foi encaminhada pela técnica deanálise de conteúdo tendo como orientação os estudos deBardin(1978) e Franco(2008), adotando-se categorias baseadas na teoria de Johnstone (1982; 1993) que versam sobre níveis de representação do conhecimento químico (Macroscópico, Submicroscópico e Simbólico) e realizando uma reflexão sobre a contribuição das imagens categorizadas segunda as referências de representação social como Moscovici (1981) para apropriação da linguagem científica. Dessa forma, foram analisados nove livros didáticos de Química e, neles, catalogaram-se setecentas e treze imagens presentes em capítulos que tratam sobre MA. Primeiramente, fez-se uma pré-análise para caracterização das variáveis de estudo em referência ao tipo de ilustrações: (i) fotografia, (ii) figura, (iii) gráfico, (iv) diagrama e (v) tabela. Em seguidaum estudo exploratório das imagens separando-as em ilustrações do trato indireto (história em quadrinhos e seções especiais que tratam da História da Química e da Ciência) e ilustrações do trato direto (imagens que representam objetos e fenômenos químicos). As ilustrações de trato direto foram categorizadas de acordo com os níveis de representação retratado pelo modelo desenvolvido por Johnstone (1982; 1993) e depois tratadas sob a perspectiva da Teoria da Representação Social. Os resultados apontaram uma grande presença de ilustrações do tipo figura (48%). Por outro lado, percebeu-se um déficit acentuado em relação a inserção de ilustrações do tipo gráfico (1,5%). A categorização das ilustrações do trato direto indicou que as categorias Macroscópica e Submicroscópica apresentaram respectivamente as quantidades de 24,2 % e 24,4% De maneira geral, pode-se afirmar que nos LDQ analisados prevalece um aspecto representacional, ou seja, simbólico (28,1 %) em suas ilustrações, o que significa que a ênfase dada na construção do conhecimento químico versa no sentido do uso de fórmulas, equações e mecanismo de reações, o que pode dificultar o aluno a se apropriar do conjunto de conhecimentos sobre objetos da Ciência e suas representações.
Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES