Banca de DEFESA: DEUSUR GONÇALVES SAMPAIO

DISCENTE: DEUSUR GONÇALVES SAMPAIO
DATA: 04/09/2020
LOCAL: Vídeo Conferência - Google Meet
TÍTULO: VERIFICAÇÃO DE SEQUENCIAMENTO DE CONTEÚDOS NOS PLANEJAMENTOS ANUAIS DOS PROFESSORES DE QUÍMICA ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO LUÍS-MA
PALAVRAS-CHAVES: EJA. Currículo. Ensino da Química. Sequências de conteúdos.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: As sequências e a organização dos conteúdos propostas pelo educador para abordar um determinado componente curricular visam a favorecer um ensino-aprendizagem significativo aos alunos, de forma a lhes proporcionar que reflitam sobre a aplicabilidade dos conteúdos compreendidos. Quanto mais os conteúdos de aprendizagens estiverem associados entre si, maior a possibilidade de serem compreendidos e empregados. O professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ao selecionar e organizar seus conteúdos, além de necessitar saber os critérios básicos na organização dos conteúdos, precisa, acima de tudo, conhecer as necessidades e intenções de seus alunos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio destaca que uma das ações docentes a serem consideradas na organização curricular é a decisão sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares, o que só poderá acontecer após o perfeito sequenciamento dos conteúdos específicos de cada componente curricular. Nessa perspectiva, a presente pesquisa buscou verificar as formas de sequências dos conteúdos nos planejamentos anuais dos professores de química da modalidade EJA do Ensino Médio de Escolas Estaduais da cidade de São Luís-MA. O enfoque metodológico foi pautado na abordagem qualitativa, utilizando como instrumento para coletas de dados a entrevista semiestruturada, que foi tratada por análise de conteúdo e organizada em “quatro temas”. Além da elaboração de um quadro comparativo mostrando semelhanças e diferenças da organização e sequências dos conteúdos programáticos de química para a EJA do Ensino Médio, adotadas pelas Secretarias de Educação dos Estados da Região Nordeste. Os resultados evidenciaram que a escolha de conteúdos para o Ensino da Química para a EJA não segue, necessariamente, as organizações e os sequenciamentos dos planos didáticos anuais oficiais, já que 50% dos professores entrevistados relataram que elaboram um planejamento anual pessoal de acordo com o diagnóstico real das dificuldades de aprendizagem de seus alunos, ressaltando que seguem as sequências dos conteúdos, porém a pesquisadora não teve acesso físico a esses planejamentos. O currículo da EJA precisa ser repensado em relação às escolhas de conteúdo, ordenamento, relação entre professores e alunos em prol de uma aprendizagem significativa para os alunos dessa modalidade. Fica evidente também, a importância de formação continuada não só para os professores como também para os gestores que atuam em escolas estaduais da EJA, já que estes são peças fundamentais na conexão entre a Supervisão de Educação de Jovens e Adultos (SUPEJA) e as escolas estaduais do Maranhão.
Presidente - 1285623 - CICERO WELLINGTON BRITO BEZERRA
Interno - 407574 - JOACY BATISTA DE LIMA