Banca de DEFESA: DANIELA SALES OLIVEIRA GUIMARÃES

DISCENTE: DANIELA SALES OLIVEIRA GUIMARÃES
DATA: 26/03/2021
LOCAL: Videoconferência - Google Meet
TÍTULO: CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS SOBRE O USO DE TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: perspectiva dos formadores de professores do curso presencial de Licenciatura em Matemática da UFMA – Campus São Luís
PALAVRAS-CHAVES: Concepção de professores. Concepções epistemológicas. Epistemologias do Conhecimento. Formação de professores e Ensino de Matemática.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A postura do professor frente à sua sala de aula, é fundamentada por concepções epistemológicas, mesmo que ele não seja consciente, nem reflita sobre elas. Aquele professor que acredita no processo de transmissão do conhecimento, que não oportuniza a participação ativa do seu aluno, bem como não busca refletir constantemente sobre sua prática, não faz isso gratuitamente, pois suas atitudes, são legitimadas pela epistemologia empirista, assim como as epistemologias apriorista e construtivista também justificam outros modelos pedagógicos. Esta pesquisa foi desenvolvida com o propósito de caracterizar a partir de modelos epistemológicos, as concepções epistemológicas de professores sobre o uso de tecnologias para o ensino de matemática. O foco está direcionado às concepções dos docentes que lecionam disciplinas específicas de matemática, nos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Maranhão no Campus de São Luís. Por sua abordagem, este estudo é de cunho qualitativo. A coleta dos dados ocorreu através de dois questionários eletrônicos e a análise dos dados foi realizada com base nas epistemologias empirista, apriorista e construtivista, que fundamentam modelos pedagógicos. Os aportes teóricos abordam sobre a influência das epistemologias do conhecimento – empirista, apriorista e construtivista – nas práticas de sala de aula, com ênfase na relação professor-aluno-conhecimento e acerca das tecnologias na educação, focalizando o papel do professor frente às inovações tecnológicas e ao novo paradigma de ensino, o paradigma emergente. Quando se analisa o motivo pelo qual os docentes acham indispensável o uso de tecnologias nas disciplinas por eles citadas, é notável a ênfase dada aos aspectos visuais que podem ser proporcionados pelo uso do projetor juntamente com o computador (tecnologias mais usadas por eles nas aulas). Percebe-se um modelo de ação didático metodológico cujas raízes estão alicerçadas nas epistemologias empiristas, e nesse modelo quando as TDIC são utilizadas, elas otimizam as tarefas expositivas e informativas nas disciplinas de conteúdo matemático.
Presidente - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Externo à Instituição - DAVID ANTONIO DA COSTA - UFSC