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Banca de QUALIFICAÇÃO: STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS

2021-03-26 02:18:28.304

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS
DATA: 31/03/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência - Google Meet
TÍTULO: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PRESENTE NA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS: diálogos sobre o que é e quem faz Ciência
PALAVRAS-CHAVES: Popularização da Ciência. Ciência. Cientistas. Ensino de Ciências.
PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A Divulgação Científica (DC)pode ser entendida como a difusão dos conhecimentos científicos e tecnológicos para a população geral, mobilizando diferentes recursos, técnicas e processos para a veiculação das informações científicas e tecnológicas. A DC não deve ser vista como mera reprodução, mas sim com um discurso específico, permeado por relações de poder e de disputas. Tendo isso em vista, os materiais de DC contribuem efetivamente para o imaginário construído pela sociedade acerca do que é e quem faz Ciência. Dessa forma, as revistas de DC podem colaborar para romper as representações distorcidas sobre as Ciências e os(as) cientistas, a fim de propiciar uma representação mais próxima do real, sendo uma construção essencialmente humana, rodeada de intencionalidades, entendida a partir de contexto histórico-social e arraigados valores éticos, políticos, econômicos e sociais. Nesta perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo geral investigar a Divulgação Científica na revista Ciência Hoje das Crianças(CHC), com foco nas representações sobre Ciência e cientista. A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa de tipologia documental. Seu corpus foi composto a partir de uma dimensão temporal estabelecida entre o período de março de 2016 a abril de 2017, época a qual a revista teve suas últimas edições impressas e as edições de junho de 2018 a junho de 2019, após a revista passar por uma reformulação em que atualmente se denomina “Nova CHC online”. As análises foram realizadas em duas fases, em que na primeira houve uma leitura preliminar das revistas, neste momento, foi separado os textos que seriam submetidos a segunda fase de análise e aqueles que não seriam utilizados, pois não traziam informações suficientes para análises sistemáticas. Na segunda foi realizada análise de conteúdo nos textos selecionados utilizando como referencial metodológico Bardin (2011), a partir das análises emergiram 11 categorias aos quais foram separadas de acordo com os objetivos, são elas: individualista-elitista; gênero e posição; representatividade; origem; fazer Ciência;(des) contextualização da Ciência; Dimensão lúdica; Dimensão combativa; e Dimensão midiática. Em nossas análises foi possível perceber que, em relação a representação dos (as) cientistas a revista CHC evidencia uma visão controvérsia ao ainda trazer exemplos elitistas e individualistas, que podem contribuir para uma visão da Ciência feita, exclusivamente, por homens brancos dotados de um saber inato que os tornam geniais, Por outro lado, foi evidenciada também a presença da representação de mulheres cientistas, resultado bastante importante quando levamos em consideração as lutas travadas por mais equidade de gênero no espaço científico. A CHC trouxe, predominantemente, exemplos de cientistas que tiveram sua origem na Europa ou que de lá descenderam, o que pode acarretar em uma revalidação de estereótipos sobre a epistemologia das Ciências, esterilizando outros conhecimentos científicos e silenciando pesquisadores que tiveram suas origens diversas. Em relação as representações de Ciência presentes na revista, há uma dualidade em que, em certos momentos se tem a Ciência sendo mostrada como dura, rígida, construída a partir de um método científico único, certa, como um manual a ser seguido e que prioriza as Ciências da Natureza nas revistas. Por outro lado, se tem, em muitos aspectos, a tentativa de trazer uma Ciência mais real, diversa e complexa feita a partir de uma pluralidade de atores que se conectam e trocam informações entre si. Essa dualidade encontrada em nossos resultados, pode nos mostrar que ocorre uma disparidade entre o fazer científico e os (as) cientistas reais e o modo que chega aos materiais de DC de grande escala, algo que pode gerar diversos equívocos sobre seus entendimentos à população. Por fim, esperamos desenvolver para a versão final da dissertação um capítulo teórico sobre Ciência mais profundo e fortalecido em discursões que se possibilite visualizar um panorama completo sobre o tema, bem como, um trazer as discussões sobre como as características da DC estão presentes nos textos analisados.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Interno - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE

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