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Banca de QUALIFICAÇÃO: ESTEVES FERNANDES DE OLIVEIRA

2021-05-06 00:50:57.127

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ESTEVES FERNANDES DE OLIVEIRA
DATA: 07/05/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Em sala virtual - Google Meet
TÍTULO: Ciência-Tecnologia-Sociedade em discursos da estrutura curricular em duas licenciaturas em Física
PALAVRAS-CHAVES: Ciência e Tecnologia; Ensino de Física; Formação inicial de professores; Análise de Discurso.
PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Tradicionalmente, os discursos difundidos sobre Ciência e Tecnologia estão fortemente associados a ideia de progresso e são utilizados como fontes, unicamente, de benefícios para a vida humana. As constantes transformações da sociedade impulsionadas pela ciência e a tecnologia e, consequentemente, a necessidade de o futuro profissional de educação ter que lidar com essas questões junto ao seu público-alvo motivaram as reflexões trazidas neste estudo, norteadas pelo questionamento: como o curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) têm se mobilizado para inserir discussões sobre a Ciência e a Tecnologia no processo de formação inicial do professor? Na tentativa de encontrar respostas para esse questionamento, tomamos como objetivo de pesquisa, a análise do Projeto Político Pedagógico Curricular (PPPC) da Licenciatura em Física da UFAM e da UFMA, no intuito de constatar onde e como se fazem presentes discussões sobre a ciência e a tecnologia na formação inicial de professor. A análise teve como base pressupostos da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e princípios da Análise de Discurso francesa, expressos em textos de Eni Orlandi desenvolvidos no Brasil. O corpus desta pesquisa está constituído de discursos presentes no PPPC de cada curso. Na UFAM as discussões sobre ciência e tecnologia no curso reverbera uma interdiscursividade do qual a imagem convencional da tecnologia é considerada, hierarquicamente, inferior à ciência, servindo apenas como uma aplicação da ciência. Entretanto, observam-se que na estrutura curricular há espaços que permitem tratar do assunto, uma vez que, o conteúdo programático de algumas disciplinas está voltado para a formação do professor, tem o compromisso com a transformação social e mostra a necessidade de propiciar o conhecimento do ensino de Física, não pelo acúmulo de informações, mas no domínio de competências. Na UFMA, a indisponibilidade do PPPC do curso de licenciatura em Física nos permitiu analisar somente a estrutura curricular do curso. Em algumas ementas foram identificados elementos que podem ser considerados pontos de partida para reflexões de saberes sobre inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, uma vez que o curso disponibiliza disciplinas que tratam de temas como ‘as novas tecnologias e a mediação pedagógica’ e ‘o desenvolvimento das Ciências’, propícias para a prática de educação pela abordagem CTS.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 306.379.798-77 - ALDO AOYAGUI GOMES PEREIRA - IFSP
Presidente - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA
Interno - 1241719 - SILVETE CORADI GUERINI

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