Banca de QUALIFICAÇÃO: SANLEY VIEGAS SOARES

DISCENTE: SANLEY VIEGAS SOARES
DATA: 10/05/2021
LOCAL: Em sala virtual - Google Meet
TÍTULO: Metologia ativa ensino híbrido: Uma possibilidade para o ensino de conteúdos químicos
PALAVRAS-CHAVES: Metodologia Ativa, Ensino Híbrido, Ensino de Química
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Nos dias atuais estamos diante de vários desafios impostos pela educação, partindo de diferentes níveis, modalidades e contextos reais. Nunca foi tão importante retomar alguns significados e sentidos, fazendo ligações entre as teorias e possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica através das novas tecnologias e das novas metodologias ativas. A vasta expansão pelo uso das tecnologias digitais de informação e comunicação através de diferentes dispositivos móveis vem sendo utilizados em espaços distintos, gerando mudanças nos processos de ensino-aprendizagem, provocando a dissolução de barreiras entre espaços físicos e virtuais através de conexões híbridas. A aproximação entre os espaços presenciais e virtuais dá origem a novos modelos de expor os pensamentos e sentimentos. As tecnologias usadas para conduzir, aprender, interagir, criar e estabelecer relações entre professores e estudantes e entre estudantes e estudantes requerem colaboração e participação crítica em relação as tecnologias educacionais, essas tecnologias requerem flexibilidade para lidar com as diversidades de informações que vão do saber cotidiano ao conhecimento científico. Essa flexibilidade proporciona a elaboração de contextos de aprendizagem diferentes daqueles da educação formal. Atualmente, para os estudantes todos os objetos de conhecimentos abordados em sala de aula precisam fazer sentido. Portanto, os conceitos não devem ser trabalhados isolados, mas sim, a partir de contextos, questionamentos e interesses reais. Portanto, para que o ensino alcance seu objetivo, há que se pensar na seleção e organização dos conteúdos. Essas questões convidam os professores a tornarem a aprendizagem mais criativa e transformadora por meio de metodologias ativas apoiadas pela tecnologia. As metodologias ativas podem transformar a sala de aula, criando uma educação inovadora, possibilitando a transformação de aulas tradicionais em experiências de aprendizagem mais significativas para os estudantes que estão inseridos em uma cultura digital.
Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Presidente - 1285623 - CICERO WELLINGTON BRITO BEZERRA