Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE SOUSA DE JESUS

DISCENTE: DANIELLE SOUSA DE JESUS
DATA: 11/05/2021
LOCAL: Em sala virtual - Google Meet
TÍTULO: Finalidades do ensino de Desenho nos Grupos Escolares de São Luís (1903-1912)
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Desenho; Grupo Escolar; História da Educação Matemática; Finalidades educativas.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Neste trabalho é apresentado os resultados iniciais de uma pesquisa que tem por objetivo investigar as finalidades da matéria Desenho nos grupos escolares de São Luís - MA, no período compreendido entre 1903 e 1912. O recorte temporal inicial foi delimitado pelo marco da autorização de criação dos grupos escolares no Estado, iniciado pela capital maranhense em 1903. O recorte final situa-se em 1912, ano em que se constata uma ausência desses grupos na capital maranhense. Nesse contexto, faz gerar a pergunta desta pesquisa: Quais as finalidades do ensino de Desenho nos grupos escolares de São Luís (1903-1912)? Para responder esse questionamento outras questões também necessitam ser respondidas: O que era ensinado na matéria Desenho? Por que e para que foi incluída a matéria Desenho na estruturação curricular dos grupos escolares? Deste modo, pesquisar sobre as finalidades do Desenho nos grupos escolares, buscando o entendimento das práticas escolares e de como foram pensados e organizados oficialmente as concepções e os instrumentos pedagógicos indicados nos documentos oficiais, é essencial para uma escrita da história da educação matemática na capital maranhense. Logo, a fim de compreender quais as finalidades para a matéria Desenho estão postas nos grupos escolares de São Luís, foram localizados e examinados documentos oficiais configurados nos Regulamentos, Regimentos, Programas de ensino, Relatórios, Mensagens, Leis, Decretos, além de Revistas e Jornais. O estudo foi desenvolvido na perspectiva histórica de análise documental, utilizando os estudos da história cultural, considerando as obras de Roger Chartier (2002) e Dominique Julia (2001), e história das disciplinas escolares de André Chervel (1990), além das ideias de Valente (2007, 2008, 2010, 2013), Silva (2011, 2017) e Guimarães (2017) acerca da história da educação matemática, grupos escolares no Maranhão e Desenho nas Escolas Primárias, respectivamente. As fontes examinadas estavam dispostas no Arquivo Público do Maranhão, na Biblioteca Pública Benedito Leite, no Instituto Histórico e Artístico do Maranhão, na Casa de Cultura Josué Montello, na Inspeção Escolar da Secretaria Estadual de Educação, na Inspeção Escolar da Secretaria Municipal de Educação e arquivos digitais da Biblioteca Nacional e da Biblioteca Pública Benedito Leite. Em termos de conclusão, o ensino de Desenho era elemento presente na cultura escolar do grupo escolar e tinha como finalidade a prática de educar o olho e a mão. As indicações metodológicas destinadas ao ensino desse saber relacionavam-se com o método de ensino intuitivo. Em relação aos conteúdos, estavam postos de maneira gradual, ministrados de forma sucessiva e em progressão de graus de dificuldade para cada ano.
Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Presidente - 1779051 - MARCOS DENILSON GUIMARAES