Banca de QUALIFICAÇÃO: HELISMAR MEDEIROS DOS SANTOS

DISCENTE: HELISMAR MEDEIROS DOS SANTOS
DATA: 12/05/2021
LOCAL: Em sala virtual - Google Meet
TÍTULO: Um estudo da política estadual de educação nas prisões do Maranhão: práticas educativas e ensino de matemática
PALAVRAS-CHAVES: Práticas educativas. Ensino de Matemática. Educação em prisões maranhenses
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este trabalho é um estudo da Política Estadual de Educação nas Prisões do Maranhão. Temos como objetivo investigar as práticas educativas que são desenvolvidas nas Unidades Prisionais de Ressocialização (UPR), sobretudo aquelas ligadas ao ensino de Matemática, com o intuito de compreendermos como essas práticas influenciam na ressocialização de pessoas privadas de liberdade. Assim sendo, pretendemos com esta análise responder a seguinte pergunta: como estão organizadas as práticas educativas nas UPR do Maranhão e, como o ensino de Matemática influencia na ressocialização de pessoas privadas de liberdade? Com a finalidade de alcançarmos nosso objetivo, partimos de uma abordagem qualitativa que nos permitiu coletar e analisar os documentos e entrevistas aqui presente. Os materiais analisados estão divididos em documentos internacionais, nacionais e estaduais, os internacionais são aqueles que versam sobre o direito à educação das pessoas privadas de liberdade. Os documentos nacionais são leis, decretos, portarias e pareceres, dentre outros que, discorrem, tanto sobre o direito a educação a essas pessoas, como apresentam orientações sobre sua execução, formas de fomento e parcerias a serem firmadas entre instituições. Por fim, temos os documentos estaduais, como o Plano Estadual de Educação nas Prisões do Maranhão, que apresenta como pontos fortes: um breve histórico sobre as primeiras ações educativas desenvolvidas nessas prisões, uma proposta pedagógica para o ensino nas prisões e seis metas referentes a construção de escolas, contatação de professores e ampliação na oferta de vagas destinada à Educação Básica para custodiados. As entrevistas foram realizadas com profissionais que atuam no Sistema Prisional do Maranhão, vinculados a Secretaria de Estado de Educação, as quais foram analisadas por meio do estudo dos documentos aqui citados. Como resultado, constatamos que o Maranhão é o Estado que mais fomenta práticas educativas às pessoas privadas de liberdade no Brasil e que, o Plano Estadual de Educação nas Prisões tem sido um importante documento norteador dessas práticas. Sobre o ensino de Matemática, percebemos que ela está presente na maioria dessas ações educativas que são desenvolvidas nas UPR, como no EF e Médio, no ECCEJA ou ENEM ou mesmo, em cursos de capacitação e aprendizagem de oficio as quais estão ligadas a ressocialização, além do que, os professores e demais profissionais que atuam no Sistema prisional do Maranhão, reconhecem que o ensino de Matemática favorece a ressocialização, uma vez que elas necessitam desse conhecimento para elevar seu nível de escolaridade, no cotidiano para se desenvolverem como cidadãos e por ser uma das áreas do conhecimento com maior carga horária, o que possibilita a remissão da pena pelo estudo.
Presidente - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Interno - 1779051 - MARCOS DENILSON GUIMARAES