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Banca de QUALIFICAÇÃO: BELYT SOUSA ANDRADE

2021-05-09 23:18:02.904

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BELYT SOUSA ANDRADE
DATA: 12/05/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Em sala virtual - Google Meet
TÍTULO: O pensamento algébrico em livros didáticos de matemática do ensino fundamental: um olhar a partir da Teoria Antropológica do Didático
PALAVRAS-CHAVES: Álgebra. Livro Didático. Praxeologias. Pensamento Algébrico.
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de matemática tem sido palco para constante debate entre professores e pesquisadores da Educação Básica. Constantemente as dificuldades dos alunos estão associadas a massificação dos conteúdos e repetição do cálculo de expressões. A concepção de uma aprendizagem pautada apenas no treino e fixação de regras e procedimentos algébricos não atende as demandas atuais da escola e da sociedade. Desta forma, torna-se essencial que o aluno amplie as perspectivas quanto ao saber matemático e desenvolva o pensamento algébrico. Ainda associados a esta realidade, destaca-se o uso do livro didático como material repleto de intenções didáticas que, de certa forma, conduzem o processo de ensino e aprendizagem de Matemática em sala de aula. Assim, buscando compreender uma das faces deste fenômeno, buscamos ao longo desta investigação responder ao seguinte questionamento: como os livros didáticos de matemática tem abordado o processo de desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos finais do Ensino Fundamental? Objetivando responder a esta problemática, seguiremos investigando como os livros didáticos destinados aos anos finais do Ensino Fundamental da coleção A conquista da Matemática abordam o desenvolvimento do pensamento algébrico. Para fundamentação teórica e metodológica utilizamos principalmente dos fundamentos da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard, buscando compreender as organizações didáticas e matemáticas em cada livro didático. Inicialmente focaremos nas unidades dos livros didáticos que focalizam no desenvolvimento de habilidade algébrico, para posteriormente explorar as demais unidades. Concluímos que a coleção apresenta-se de forma concisa e direta. Ao longo de suas unidades nota-se uma concepção amplamente voltada para uma abordagem mais clássica. Porém, não deixa de abordar situações que relacionadas a resolução de problemas e modelação matemática. Observa-se que as praxeologias são completadas ao final do ultimo livro da coleção, configurando caminhos para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Destacamos que a coleção não se constitui perfeita, mas atende aos critérios básicos para a organização das praxeologias. Assim, concluímos que por meio do estudo individual ou direcionado, acreditamos que as habilidades relacionadas ao pensamento algébrico são atendidas ao longo das unidades analisadas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Interno - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA
Interno - 1779051 - MARCOS DENILSON GUIMARAES

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