Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: TALITA CRISTINA RAIOL CARVALHO

2021-05-20 18:20:15.54

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TALITA CRISTINA RAIOL CARVALHO
DATA: 21/05/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Em sala virtual - Google Meet
TÍTULO: A Química pela Lente da História das Disciplinas Escolares: um olhar sobre as escolas públicas estaduais maranhenses (1890-1914)
PALAVRAS-CHAVES: Química; Disciplina escolar; História; Experimentação
PÁGINAS: 76
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Neste trabalho apresenta-se a constituição da Química como disciplina escolar nas Escolas Públicas Estaduais Maranhenses no período de 1890 a 1914. O objetivo é compreender como se deu a inserção da química escolar no currículo dessas escolas e como a experimentação permeava esse currículo. A metodologia empregada está sendo a pesquisa histórica, fundamentada nos estudos propostos por Goff (1990). As fontes analisadas são documentos oficiais, coleções de Leis e Decretos da Província maranhense e posteriormente do Estado do Maranhão, Relatórios do governo, Regulamentos da Instrução Pública e Programas de Ensino. A fundamentação teórica a partir da qual esta pesquisa está sendo estruturada baseia-se nos pressupostos da História das Disciplinas Escolares (HDE), com ênfase no trabalho de Ivor Goodson (2005). As análises iniciais permitem compreender que a inserção da química como disciplina escolar no Maranhão, começou a ser estruturada a partir da proclamação da República Brasileira, precisamente no ano de 1890, momento no qual as disciplinas científicas são criadas nas escolas Liceu Maranhense e Escola Normal, que ofereciam o ensino secundário e o ensino profissional, respectivamente. Outro destaque observado nas análises já realizadas refere-se à ausência das finalidades atribuídas a oferta do ensino da química escolar, pois não foi possível visualizar os objetivos propostos para o ensino da química no curso secundário, assim como, na formação de professores normalistas. No tocante à experimentação, observou-se a existência de laboratórios de física e química no Liceu Maranhense, assim como, a designação de pagamento a um profissional responsável pela conservação desse espaço destinado ao ensino dessas ciências, no entanto, até o presente momento não se encontrou o detalhamento sobre a efetivação das aulas práticas de química nos documentos analisados.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1285623 - CICERO WELLINGTON BRITO BEZERRA
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 1779051 - MARCOS DENILSON GUIMARAES

fim do conteúdo