Banca de DEFESA: HELISMAR MEDEIROS DOS SANTOS

DISCENTE: HELISMAR MEDEIROS DOS SANTOS
DATA: 10/08/2021
LOCAL: sala virtual no Google Meet
TÍTULO: UM ESTUDO DA POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NAS PRISÕES DO MARANHÃO: práticas educativas e ensino de Matemática
PALAVRAS-CHAVES: Práticas educativas. Ensino de Matemática. Políticas Públicas.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Este trabalho trata do ensino de Matemática desenvolvido nas prisões do Maranhão. Partindo do estudo das Políticas Públicas destinadas as pessoas privadas de liberdade, temos como objetivo investigar as práticas educativas que são desenvolvidas nas Unidades Prisionais de Ressocialização (UPR), sobretudo aquelas ligadas a Matemática, com o intuito de compreendermos como essas práticas contribuem para a ressocialização de pessoas encarceradas. Assim, pretendemos responder a seguinte pergunta: como estão organizadas as práticas educativas nas UPR do Maranhão e como o ensino de Matemática contribui para ressocialização de pessoas privadas de liberdade? Com a finalidade de alcançar nossos objetivos, partimos de uma abordagem qualitativa que nos permitiu coletar e analisar documentos e entrevistas ligadas a educação nas prisões do Maranhão. Dentre o material consultado destacamos documentos como o Plano Estadual de Educação nas Prisões do Maranhão (2015) e o Informativo EJA (2021), que versam, dentre outras coisas, sobre as primeiras ações educativas desenvolvidas nessas prisões, uma proposta pedagógica para o ensino, metas referentes a construção de escolas, contratação de professores e ampliação na oferta de vagas, bem como a organização curricular destinada à Educação Básica para pessoas privadas de liberdade. Além da consulta aos documentos, realizamos entrevistas com profissionais que atuam no Sistema Prisional do Maranhão, vinculados a Secretaria de Estado de Educação, as quais foram examinadas por meio da análise de conteúdo de Birdan (1977). Como resultado, constatamos que atualmente o Maranhão é o Estado que mais fomenta práticas educativas às pessoas privadas de liberdade no Brasil e o Plano Estadual de Educação nas Prisões tem sido um importante documento norteador dessas práticas. Sobre o ensino de Matemática, identificamos que ela está presente na maioria das ações educativas desenvolvidas nas UPR, como no Ensino Fundamental e Médio, no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, no Exame Nacional do Ensino Médio, ou mesmo, em cursos de capacitação e aprendizagens de ofícios, estando ligadas a ressocialização, além do que, os professores e demais profissionais que atuam no Sistema prisional do Maranhão, reconhecem que o ensino de Matemática favorece a ressocialização, uma vez que os alunos privados de liberdade necessitam desse conhecimento para elevar seu nível de escolaridade, no cotidiano para se desenvolverem como cidadãos e por ser uma das áreas do conhecimento com maior carga horária, o que impacta na remissão da pena pelo estudo.
Presidente - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Externo à Instituição - LUCELIA CARDOSO CAVALCANTE RABELO - UNIFESSPA