Banca de DEFESA: BELYT SOUSA ANDRADE

DISCENTE: BELYT SOUSA ANDRADE
DATA: 25/08/2021
LOCAL: sala virtual no Google Meet
TÍTULO: O pensamento algébrico em livros didáticos da coleção a conquista da matemática dos anos finais do Ensino Fundamental: um olhar a partir da Teoria Antropológica do Didático
PALAVRAS-CHAVES: Álgebra. Livro Didático. Praxeologia. Pensamento Algébrico.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: As dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Matemática tem sido objeto de atenção entre professores e pesquisadores da Educação Básica. Constantemente as dificuldades dos alunos estão associadas a passagem dos conceitos aritméticos para os algébricos, uso da linguagem simbólica e ao foco na repetição de procedimentos. Acerca disso, temos notado que a concepção de aprendizagem pautada apenas no treino e fixação de procedimentos algébricos não atende mais as demandas atuais da escola e da sociedade. Desta forma, torna-se essencial que o aluno tenha de acessar o saber matemático a fim de desenvolver o pensamento algébrico. Diante disso, destaca-se o livro didático como material repleto de intenções didáticas que, de certa forma, conduzem o processo de ensino e aprendizagem de Matemática em sala de aula. Assim, a fim de compreender uma das faces deste fenômeno, buscamos ao longo desta investigação responder ao seguinte questionamento: como a coleção de livros didáticos A Conquista da Matemática, aprovada pelo PNLD (2020), para os anos finais do Ensino Fundamental, abordado o processo de desenvolvimento do pensamento algébrico? Objetivando responder a esta pergunta, fundamentamos esta pesquisa a partir dos fundamentos da Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard, a fim de compreender as organizações didáticas e matemáticas nos livros didáticos da coleção. A análise dos dados nos permitiu perceber a estrutura concisa e direta da coleção. Ao longo de suas unidades nota-se uma concepção mais voltada para uma abordagem empirista e construtivista. Porém, não deixa de abordar situações relacionadas a resolução de problemas e modelação matemática. Observa-se que as praxeologias são completadas ao final do último livro da coleção, configurando caminhos para o desenvolvimento do pensamento algébrico.
Presidente - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Interno - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA