Aula Inaugural 2021

2021-08-27 17:13:40.887

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) inicia suas atividades do segundo semestre de 2021 com a Aula Inaugural, a ser realizada no dia 09 de setembro, às 10 horas, de forma remota pelo Google Meet. Outras atividades de recepção aos novos ingressantes serão anunciadas posteriormente. Para ministrar a Aula Inaugural, o PPECEM terá a grata satisfação de receber o Prof. Dr. Roberto de Andrade Martins (http://lattes.cnpq.br/1303182900555819), professor aposentado do Instituto de Física da UNICAMP e, atualmente, professor colaborador da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB).

Tema da Aula: Joule e o calor produzido por correntes elétricas: versão popular versus pesquisa histórica

Data e Horário: 09 de setembro de 2021, às 10 horas

Resumo da palestra:

James Prescott Joule é bem conhecido por seus trabalhos fundamentais sobre o equivalente mecânico do calor e contribuições à lei da conservação da energia. Uma de suas primeiras pesquisas analisou a relação entre corrente elétrica e aquecimento, propondo aquilo que costuma ser chamado de "efeito Joule": o calor produzido pela eletricidade que passa em um condutor é proporcional à resistência e ao quadrado da corrente elétrica. A versão popular da história é muito simples: Joule fez experimentos e estabeleceu essa lei. A pesquisa histórica revela algo bem diferente disso, mostrando equívocos do trabalho de Joule, as dificuldades para estabelecer uma lei experimental, a importância dos trabalhos de outros pesquisadores da época e ilustrando a diferença entre história da ciência (isto é, o resultado de uma pesquisa histórica) e pseudo-história.

Ministrante:

O Prof. Dr. Roberto de Andrade Martins é graduado em Física pela USP (1972) e doutor em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1987).

É Livre-docente na área de Física Geral, com especialidade em História da Física, Filosofia da Física e Ensino de Física (2008), pelo Instituto de Física “Gleb Wataghin”, da Universidade Estadual de São Paulo (UNICAMP), onde foi professor de 1983 até 2010, quando se aposentou na instituição.

Colaborou, como orientador, com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e com a Universidade de São Paulo. Após a aposentadoria, foi professor visitante da Universidade Estadual da Paraíba e da Universidade Federal de São Carlos. Atuou como pesquisador visitante do IFSC-USP, em 2015, com apoio da FAPESP. Atualmente é professor colaborador da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista (FESB). É membro do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências (GHTC) da USP. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC) e da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC). Dedica-se a pesquisas sobre história e filosofia da ciência (especialmente da física) e suas aplicações à educação e, também, sobre o pensamento religioso e filosófico indiano.

É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, nível I-B, na área de História, tendo atuado com ênfase em História das Ciências.