Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: TALITA CRISTINA RAIOL CARVALHO

2021-08-31 17:29:03.755

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TALITA CRISTINA RAIOL CARVALHO
DATA: 31/08/2021
HORA: 19:00
LOCAL: sala virtual no Google Meet
TÍTULO: A INSERÇÃO DA QUÍMICA ESCOLAR NO CURRÍCULO DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS MARANHENSES (1890-1914): um olhar a partir da História das Disciplinas Escolares
PALAVRAS-CHAVES: Química; Disciplina escolar; História; Experimentação
PÁGINAS: 123
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: Neste trabalho apresenta-se a constituição da Química como disciplina escolar nas Escolas Públicas Estaduais Maranhenses no período de 1890 a 1914. O objetivo foi compreender como se deu a inserção da Química Escolar no currículo dessas escolas e como a experimentação permeava esse currículo. A metodologia empregada foi a pesquisa histórica, fundamentada nos estudos propostos por Le Goff (1990). As fontes analisadas são documentos oficiais, coleções de Leis e Decretos da Província maranhense e posteriormente do Estado do Maranhão, Relatórios do governo, Regulamentos da Instrução Pública e Programas de Ensino. A fundamentação teórica na qual esta pesquisa foi estruturada baseou-se nos pressupostos do campo de pesquisa em História das Disciplinas Escolares (HDE), com base nos estudos de Chervel (1990) e Ivor Goodson (2005). Especificamente, os estudos de Ivor Goodson (2005) nortearam a noção de currículo adotada nesta investigação. Como resultados identificamos que a Química Escolar foi inserida no currículo do Liceu Maranhense e da Escola Normal do Maranhão em 1890, conjuntamente com as disciplinas de Física e Mineralogia, formando, portanto, uma só disciplina. No tempo de sua inserção, o Maranhão vivenciava um momento no qual os ideais republicanos impulsionavam o estabelecimento de reformas na instrução pública e o estudo das Ciências mostrava-se basilar para a instrução da nova sociedade que surgia. Ao inserir o estudo da Química e das demais disciplinas científicas nos currículos do ensino secundário e normal maranhense, ofertados respectivamente no Liceu Maranhense e na Escola Normal, os documentos legais apontam a constituição de laboratórios de química e de gabinetes de física, para a realização de atividades práticas desses saberes. Aliados a isso identificou-se o testemunho do primeiro professor da disciplina de Física, Química e Mineralogia na Escola Normal, o qual atribui ao ano de 1891, a execução das primeiras aulas práticas executadas no Maranhão. No que se refere a oferta das atividades experimentais, identificou-se que, no geral, elas eram demonstrativas, contando com a participação dos alunos, docentes e de um profissional responsável pela manutenção dos espaços destinados as aulas de cunho prático-científico.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Interno - 1285623 - CICERO WELLINGTON BRITO BEZERRA
Externo à Instituição - DAVID ANTONIO DA COSTA - UFSC

fim do conteúdo