Banca de DEFESA: ESTEVES FERNANDES DE OLIVEIRA

DISCENTE: ESTEVES FERNANDES DE OLIVEIRA
DATA: 28/09/2021
LOCAL: Sala virtual Google Meet
TÍTULO: Ciência-Tecnologia-Sociedade em discursos da Estrutura Curricular em duas Licenciaturas em Física
PALAVRAS-CHAVES: Ciência e Tecnologia; Ensino de Física; Formação inicial de professores; Análise de Discurso.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: As constantes transformações da sociedade impulsionadas pela ciência e a tecnologia e, consequentemente, a necessidade de o futuro profissional de educação lidar com essas questões motivaram as reflexões deste estudo, norteadas pelo questionamento: como o curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) têm se mobilizado para inserir discussões sobre a Ciência e a Tecnologia no processo de formação inicial do professor? Na tentativa de encontrar respostas para esse questionamento, tomou-se como objetivo de pesquisa, a análise da estrutura curricular do curso de Licenciatura em Física da UFAM e da UFMA, no intuito de constatar onde e como se fazem presentes discussões sobre a ciência e a tecnologia na formação inicial de professor. A análise teve como base pressupostos da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e de princípios da Análise de Discurso francesa, expressos em textos de Eni Orlandi desenvolvidos no Brasil. O corpus da pesquisa está constituído de disciplinas da matriz curricular dos cursos e de respostas de docentes, destas instituições, dadas para entrevistas e para um questionário. Com as análises foi possível inferir que o curso de licenciatura da UFAM, embora sem uma disciplina específica para tratar a temática, dispõe de uma estrutura curricular com espaços que permitem tratar do assunto, uma vez que, o conteúdo programático de algumas disciplinas está voltado para a formação do professor, tem o compromisso com a transformação social e mostra a necessidade de propiciar o conhecimento do ensino de Física pelo domínio de competências. Na concepção dos dois docentes da instituição, o curso ainda precisa avançar para conceber uma formação eficiente, sobre a temática. Na UFMA, o curso também não apresenta uma disciplina específica, mas foi possível identificar disciplinas com elementos que podem ser considerados pontos de partida para reflexões de saberes sobre inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, uma vez que nas ementas são tratados temas como ‘as novas tecnologias e a mediação pedagógica’ e ‘o desenvolvimento das Ciências’, propícias para a prática de educação pela abordagem CTS. Na concepção dos docentes, o quadro docente, constituído em sua maioria por bacharéis, e um PPPC antigo, dificulta a inserção de discussões sobre o tema na formação docente.
Interno - 306.379.798-77 - ALDO AOYAGUI GOMES PEREIRA - IFSP
Presidente - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA