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Banca de DEFESA: STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS

2021-09-27 22:06:59.823

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS
DATA: 28/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: A divulgação científica presente na revista Ciência Hoje das crianças: diálogos sobre o que é e quem faz Ciência
PALAVRAS-CHAVES: Divulgação Científica. Ciência. Cientistas. Mídias. Ensino de Ciências
PÁGINAS: 129
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
RESUMO: A presente dissertação teve como objetivo geral investigar a Divulgação Científica (DC) na revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), com foco nas representações sobre Ciência e cientista. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e de tipologia documental. Seu corpus foi composto a partir de uma dimensão temporal estabelecida entre o período de março de 2016 a junho de 2019. As análises foram realizadas a partir do referencial da análise de conteúdo, em que emergiram dez categorias, são elas: individualista-elitista; gênero e posição; representatividade; origem dos(as) cientistas; autoria dos textos; fazer Ciência; (des) contextualização da Ciência; dimensão lúdica; dimensão combativa; e dimensão multimidiática. Em nossas análises foi possível perceber que, em relação a representação dos (as) cientistas, a revista CHC evidencia uma visão controversa ao ainda trazer exemplos individualistas, que podem contribuir para uma visão da Ciência feita, exclusivamente, por homens geniais. Em contrapartida, em certos momentos, demonstra a representação de mulheres cientistas, resultado bastante importante quando levamos em consideração as lutas travadas por mais equidade de gênero no espaço científico. A CHC trouxe, predominantemente, exemplos de cientistas que tiveram sua origem na Europa ou que de lá descenderam, o que reforça estereótipos sobre a epistemologia das Ciências. Em relação às representações da Ciência presentes na revista, há uma dualidade em que, em certos momentos se tem a Ciência sendo mostrada como dura, rígida, construída a partir de um método científico único, como um manual a ser seguido e que prioriza as Ciências da Natureza. Por outro lado, em algumas ocorrências há uma tentativa de trazer uma Ciência mais diversa e complexa feita a partir de uma pluralidade de atores que trocam informações entre si. Essa dualidade encontrada em nossos resultados pode nos mostrar que ocorre uma disparidade entre o fazer científico e os (as) cientistas reais e o modo que chega aos materiais de DC, algo que pode gerar diversos equívocos sobre seus entendimentos à população. Já em relação às características da DC presentes na revista CHC, destacamos os elementos que visavam atrair a atenção dos leitores e tornar a revista mais lúdica. A revista CHC traz, mesmo que de forma inicial, o combate às informações falsas que circulam na sociedade sobre a Ciência. E além disso, possui indícios de uma maior dinamicidade e dialogicidade promovidas por meio do uso das mídias digitais, uma vez que embora a revista ainda não tenha explorado toda a sua potencialidade, já apresenta características importantes ao relacionar os canais de mídia impressa e digital. Com base em nossas discussões, tencionamos para uma reorientação sobre como os materiais de DC vem sendo produzidos, em especial a representação acerca da Ciência e de cientistas, para um repensar em que se leve consideração a diversidade e pluralidade do cientista e do saber científico, bem como, as novas demandas sociais e tecnológicas presente na sociedade atual, tendo em vista que esses materiais podem auxiliar na construção dos conhecimentos da população.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE
Externo à Instituição - TATIANA GALIETA NASCIMENTO - UERJ

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