Banca de DEFESA: SANLEY VIEGAS SOARES

DISCENTE: SANLEY VIEGAS SOARES
DATA: 31/01/2022
LOCAL: Por vídeoconferência
TÍTULO: O modelo instrucional 5E e o ensino de química: definições e estratégias: práticas curriculares no ensino de química licenciatura: cenários e perspectivas
PALAVRAS-CHAVES: Ensino híbrido; Ensino de Química; Método 5E; Ensino de ciências
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: A crise sanitária mundial trouxe desafios para a sociedade como um todo e para a educação em particular. A abordagem EAD, ainda longe da admiração e da unanimidade dos educadores, passou a ser apresentada com solução emergencial durante o contexto da pandemia, e todos os professores foram convocados a, de algum modo, se envolver com as estratégias desta modalidade de ensino. Hoje, o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto escolar é uma realidade inconteste em todos os níveis de escolarização, o que vem provocando alterações significativas no modus operandi do sistema educacional e das rotinas de professores e estudantes. Rompem-se, cada vez mais, as barreiras entre os espaços físico e virtual e, acompanhando a escalada tecnológica, redefinem-se meios para conduzir, aprender, interagir, criar e de estabelecer relações entre professores e estudantes, bem como entre os próprios estudantes. A sala de aula não é mais a mesma e, sem intenção de profetismo, talvez não volte a ser exatamente o que era. Esse trabalho foi realizado antes e durante os dias críticos iniciais da pandemia em uma escola privada de São Luís (MA), durante aulas de Química no Ensino Médio, e busca ressaltar a importância e a potencialidade do método instrucional 5E (Engaje, Explore, Explain, Elaborat and, Evaluation) para um ensino e aprendizagem motivadores. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa e a coleta dos dados aconteceu por meio da observação durante as aulas ministradas e através da aplicação de questionários. A experiência permitiu constatar que a aplicação de métodos ativos de ensino e aprendizado é imprescindível para a construção do conhecimento, da autonomia e da formação do espírito crítico. Em todos os estágios do modelo instrucional 5E foi possível observar indicadores de Alfabetização Científica, de acordo com Sasseron e Carvalho (2008).
Presidente - 1285623 - CICERO WELLINGTON BRITO BEZERRA
Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA