Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de DEFESA: JUNIVALDO MENDONCA LEMOS

2022-01-30 22:40:49.192

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUNIVALDO MENDONCA LEMOS
DATA: 31/01/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: O enfoque CTS em Jogos Digitais desenvolvidos para o Ensino de Química sobre uma perspectiva sociocultural
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Química; Relações CTS e perspectiva sociocultural; Jogos Digitais; Design de Games; Design Instrucional
PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Partindo da hipótese que as questões do enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) relacionadas aos jogos digitais podem contribuir com reflexões pedagógicas para uma formação cidadã. E, também, diante da facilidade de acesso as novas tecnologias de desenvolvimento de games, é que a presente pesquisa buscou analisar trabalhos sobre o uso de jogos digitais como ferramentas mediacionais para o ensino da disciplina de Química em uma perspectiva sociocultural. Neste contexto, o objetivo central da pesquisa foi caracterizar o enfoque CTS em Jogos Digitais desenvolvidos para o ensino de Química, buscando relações que possam equilibrar o design de games e design instrucional que contribuam para novos desenvolvimentos. Este trabalho se caracteriza como do tipo qualitativo, exploratório e de natureza bibliográfica, sendo pautado na Revisão Sistemática da Literatura em conjunto com a Análise Temática, cujo protocolo buscou responder as questões de pesquisa por meio da análise de fontes primárias selecionados nas Bases de dados Google Scholar, SciELO, Web of Science e Scopus, publicados no período de 2015 a 2020. Foram retornados das buscas 296 estudos primários, com aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 21 estudos formaram o corpus de pesquisa. Os resultados apontam lacunas de pesquisa na temática das relações CTS com os jogos digitais para o ensino de química. Os jogos digitais apresentam-se como motivadores e aumentam o interesse dos jogadores em aprender. Os conteúdos de química em uma abordagem CTS se tornam mais significativos e exigem dos estudantes postura crítica e tomada de decisão em situações problemas do jogo análogas ao mundo real.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRUNO SILVA LEITE - UFRPE
Presidente - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA
Interno - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA

fim do conteúdo