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Banca de QUALIFICAÇÃO: GENILDO VIANA DO NASCIMENTO

2022-03-22 14:07:53.511

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GENILDO VIANA DO NASCIMENTO
DATA: 24/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Divulgação científica por meio do museu game ciência numa perspectiva sociocultural
PALAVRAS-CHAVES: Divulgação Científica. Museu Game Ciência. Discurso Expositivo. Atividades Museológicas. Teoria da Ação Mediada.
PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Os museus de ciências são locais marcadamente associados à Divulgação Científica, por assumirem contornos comunicativos que os permitem dialogar com a sociedade. Nessa aproximação, os visitantes são levados a se integrarem às propostas do Discurso Expositivo e significá-las através dos seus processos cognitivos numa relação dialógica com a exposição. Dentre as várias estratégias que se colocam na expressão de um Discurso Expositivo, inserimos neste trabalho os jogos digitais como ferramentas culturais capazes de divulgar a ciência, dadas suas propriedades que os caracterizam como recursos que promovem motivação, tomada de decisão, interatividade, superação de desafios, etc. Pensando nisto, este trabalho se reporta ao campo da Divulgação Científica na consolidação de um museu de games como espaço não formal de educação, com foco no ensino de ciências. Assim, o objetivo desta pesquisa se pautou na concepção e análise de estratégias museológicas do ponto de vista da Divulgação Científica para um museu de games, intitulado Museu Game Ciência, numa perspectiva sociocultural. Para tanto, tomamos como ponto de partida os estudos de Martha Marandino para a concepção do Discurso Expositivo através dos materiais pertencentes ao seu acervo, o que resultou na elaboração de textos expositivos e atividades museológicas. Na construção dos textos expositivos voltados aos consoles (aparelhos de videogames) como peças físicas do museu, foram incorporados elementos linguísticos que os identificam como artefatos culturais e educativos, quando por exemplo, resgatamos as experiências cognitivas proporcionadas por eles no ambiente familiar. Já para os games, além de inserirmos estes mesmos constructos linguísticos em seus textos, enfatizamos o uso de elementos didatizantes e de elementos de credibilidade científica, mobilizados pela necessidade de tratar o conhecimento científico de maneira assimilável e com mais detalhe ao público visitante, sem perder a essência das temáticas trazidas dentro de suas narrativas. Em relação às atividades museológicas, estas foram incorporadas ao Discurso Expositivo sobre o viés da Teoria da Ação Mediada de James Wertsch, que nos permitiu pensar a dinâmica da exposição, juntamente com os seus objetivos dentro da vertente sociocultural da aprendizagem. Com isso, foram elaboradas e descritas quatro atividades museológicas que trataram, respectivamente, da visitação ao ambiente físico do museu, do design de games para a avaliação de games do próprio acervo e da Lógica de Programação com o Scratch e com a plataforma Code.org. Estas atividades carregam em si elementos substancias possivelmente capazes de despertar nos visitantes a tomada de decisão, a dialogicidade, a interação social, a criticidade, a reflexão, etc. Além disso, para a avaliação desse Discurso Expositivo junto ao público, nos utilizamos das interações promovidas pelo instagram, já que o museu conta com um perfil nesta rede social. Como apontamentos finais, reforçamos que o Museu Game Ciência se insere como espaço de educação não formal e atua como local propício ao diálogo da cultura científica por utilizar os jogos digitais como ferramentas de mediação com o público.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA
Presidente - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE

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