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Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIANE DE JESUS SOUZA

2022-03-22 14:14:42.43

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIANE DE JESUS SOUZA
DATA: 25/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Formação e práticas docentes: uma análise sobre ao processo de Alfabetização Midiática e Informacional no ensino de Biologia
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização Midiática e Informacional. Ensino de Biologia. Formação docente. Práticas docentes.
PÁGINAS: 143
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: A Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) representa um importante papel no que diz respeito à perspectiva do acesso, uso e compreensão das informações promovidas pelas mídias. É entendida como necessária para todo cidadão, além de que estar direcionada para todos os contextos: social, político, cultural e educacional. O presente estudo tem como objetivo geral analisar o processo de Alfabetização Midiática e Informacional presente nas práticas docentes de professores de Biologia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de tipologia estudo de caso, em que os participantes são professores de Biologia que atuam em instituições de educação básica mantidas pela rede estadual no município de Santa Helena-MA. Como instrumentos de coleta utilizamos questionário e entrevistas aplicados via Google Forms e Google Meet, respectivamente. Os dados foram analisados à luz do referencial metodológico da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) e como referencial de análise o Documento Marco da Avaliação Global da Alfabetização Midiática e Informacional: Disposição e competências dos países (UNESCO, 2016b). Identificamos, a partir do questionário que, apesar de ainda haver limitações quanto ao acesso e disponibilidade de mídias e provedores de informação aos professores, estes profissionais têm realizado a integração destes elementos em suas práticas. A ausência de espaços apropriados para receber equipamentos tecnológicos tem se configurado com um dos impasses no contexto educacional. Na esfera dos elementos da AMI identificados a partir da realidade dos professores em relação ao acesso às mídias, a avaliação e a criação de conteúdos midiáticos e informacionais compreendemos haver dificuldades de acesso aos professores, alunos e das instituições. Entretanto, a busca pela informação e conteúdo de mídias se faz presente na prática destes professores por meios digitais, impressos para integrar e complementar o trabalho docente. Assim sendo, é fundamental repensar uma formação que inclua propostas para a formação se cidadãos pensantes, reflexivos e críticos para o uso, acesso, compartilhamento e criação de conteúdos midiáticos e informacionais.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE

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