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Banca de DEFESA: GLAZIANE SOARES ALVARENGA

2022-03-29 14:33:21.149

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLAZIANE SOARES ALVARENGA
DATA: 30/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Interfaces entre ciência e literatura em livros juvenis e suas contribuições ao ensino de ciências
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências. Ciência. Literatura.
PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: O uso da literatura no ensino de Ciências é de fundamental relevância para o processo educacional. No desenvolvimento das práticas docentes, faz-se necessária a oferta de materiais que subsidiem o ensino-aprendizagem, contribuindo para a sistematização dos conteúdos e o trabalho do professor. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo geral: Analisar as relações entre ciência e literatura, a partir de livros juvenis, tendo em vista as suas contribuições ao ensino de Ciências. E, como objetivos específicos: Identificar os gêneros textuais presentes nas obras analisadas; Verificar as abordagens realizadas sobre a história da ciência; Analisar os perfis dos cientistas apresentados pelas obras. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa, sendo a investigação conduzida a partir dos procedimentos da análise de conteúdo, utilizando referenciais presentes na literatura para elaboração das categorias de análise, ligadas aos gêneros textuais, à história da ciência e aos perfis dos cientistas retratados. Quanto aos livros analisados, percebe-se que retratam elementos históricos das épocas apresentadas, destacando o contexto social em que cada cientista desenvolveu as suas principais ideias científicas e invenções. Todavia, é possível constatar tanto a presença de elementos que demonstram a ciência como produto histórico e realizado coletivamente, como a de relatos que destoam desta vertente, não demonstrando as limitações e a complexidade do fazer científico. Com relação aos perfis de cientistas, há alternância entre as perspectivas apresentadas pelo material analisado, estando concentradas principalmente entre as visões de cientistas como gênio, idealista e/ou aventureiro. Os materiais são bem ilustrados e atrativos, demonstrando possibilidades de uso nas práticas de ensino de Ciências. Contudo, é relevante problematizar alguns aspectos presentes nesses materiais, desmistificando visões sobre os cientistas e sobre a ciência, que precisa ser encarada como construção social, coletiva e histórica da humanidade
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Presidente - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA
Externo à Instituição - EDNILSON SÉRGIO RAMALHO DE SOUZA - UFOPA

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