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Banca de QUALIFICAÇÃO: LAIANE MORAIS DE ALMEIDA

2022-04-18 23:47:51.813

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIANE MORAIS DE ALMEIDA
DATA: 20/04/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Textos de divulgação científica da Revista Ciência Hoje das Crianças como recurso didático para a Educação Ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Divulgação Científica; Educação Ambiental; Revista Ciência Hoje das Crianças; Ensino de Ciências; Anos Iniciais
PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Ao longo dos anos a Divulgação Científica e Educação Ambiental vêm sendo alvo de muitas discussões e pesquisas no mundo todo, evidenciando a preocupação com a forma como as informações cientificas e ambientais estão sendo divulgadas ao público geral, bem como os materiais que estão sendo utilizados para essa divulgação. Nesse sentido, estes estudos apontam o Texto de Divulgação Científica como potencial recurso didático para auxiliar no processo de difusão desses conhecimentos por tratar de temáticas atuais de forma clara e objetiva. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar os textos de divulgação científica (TDC) da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), tendo em vista o seu potencial didático para abordagem de temáticas referentes a Educação Ambiental (EA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de tipologia documental, na qual realizamos uma análise a partir do referencial da análise de conteúdo de Bardin (2016) A análise foi realizada em trinta e quatro revistas que correspondem as edições de Junho de 2018 à Junho de 2021, compondo assim nosso corpus de análise oitenta e um textos da revista que tratam de temáticas ambientais. Seguindo este referencial utilizou-se as categorias propostas por Caretti e Zuin (2010) para análise dos textos, que são: Como entende o ser humano em relação à natureza; Considerações acerca das diversidades sociais, culturais e naturais; Abordagem dos conflitos referentes à temática ambiental; Abordagem da experiência estética com a natureza; Responsabilização pelas causas dos problemas ambientais; Proposta de atuação individual ou coletiva. Quanto as revistas analisadas, conforme o andamento da investigação até o presente momento, o que se refere a nossa primeira categoria de análise constatamos que a abordagem predominante é conservacionista, que preocupa-se em demasia com a resolução de problemas ambientais e que está intimamente relacionada e preocupada com a gestão e preservação ambiental, partindo principalmente de uma abordagem sistemática com viés ecológico e biológico em que a relação homem-natureza é expressa como uma relação conflituosa e de dominação, na qual a responsabilização pelos problemas ambientais recai em sua maioria sobre o homem comum, excluindo discussões de aspectos políticos e sociais e ocultando a complexidade das discussões ambientais.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 306.379.798-77 - ALDO AOYAGUI GOMES PEREIRA
Presidente - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE

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