Ir para acessibilidade
inicio do conteúdo

Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANA MEDEIROS IBIAPINA

2022-04-23 23:52:55.505

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANA MEDEIROS IBIAPINA
DATA: 25/04/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Análise das concepções docentes acerca do uso da experimentação no ensino de química em centros Educa Mais de ensino na cidade de São Luís – MA
PALAVRAS-CHAVES: Experimentação; Concepções; Ensino de Química; Ensino médio.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: O ensino de Química no Brasil continua sendo um grande desafio para a educação, em especial, para a educação básica pública. Quando relacionado à experimentação, revela variadas concepções de educadores sobre o seu uso na prática docente, amplificando ou minimizando os desafios já postos. Nesse contexto, este estudo busca revelar possíveis associações entre o uso da experimentação, no ensino de Química, em Centros Educa Mais de ensino em tempo integral, localizados em São Luís, Maranhão (MA), e as concepções docentes sobre a importância, abordagens, contribuições e desafios dessa estratégica pedagógica, focando nas vivências desses profissionais e em aspectos relacionados à sua formação. Como âmbito da pesquisa, foi demarcada uma amostra composta de oito docentes de Química do ensino médio que atuam nesses centros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de base fenomenológica-hermenêutica, que utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas. Como metodologia de análise de dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados parciais mostram que os entrevistados possuem concepções simplistas sobre o uso da experimentação, apontando que existe grande dificuldade de inserção dessa metodologia nas escolas.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1285623 - CICERO WELLINGTON BRITO BEZERRA
Presidente - 407304 - REGINA CELIA DE SOUSA
Interno - 1241719 - SILVETE CORADI GUERINI

fim do conteúdo