Aula Inaugural - Turma 2022

2022-08-27 13:55:19.266

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) inicia as aulas do segundo semestre de 2022, neste 01 de setembro, às 14h30. Para ministrar a Aula Inaugural, temos a grata satisfação de receber o Prof. Dr. Pedro Pinto Neto (http://lattes.cnpq.br/4150636575851215), docente do Departamento de Ensino e Práticas Culturais, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Tema da Aula: Representações sobre as ciências e suas práticas: as imagens da química nas produções culturais.

Data e Horário: 01 de setembro de 2022, às 14h30.

Local: a ser definido.

Resumo da palestra:

Abordar a produção de representações sobre a “química e o fazer química” em diferentes produções culturais, com ênfase na produção literária dos séculos XIX e XX. Mostrar o papel das produções culturais na construção de uma imagem pública da química e na difusão de estereótipos, especialmente aqueles referentes aos químicos e sua atuação.

Ministrante:

O Prof. Dr. Pedro Pinto Neto é graduado em Química (1985), doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e Professor Associado/Livre-Docente na área de Ciências Humanas (2008) pelo Departamento de Ensino e Práticas Culturais, na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ciência e Ensino (gepCE). Tem pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017) e pelo Centro de Ciencias Humanas y Sociales del Consejo (CCHS/CSIC), na Espanha (2017-2018).

Na graduação atua na formação de professores, com ênfase nas disciplinas para formação de professores de química, na pós-graduação em disciplinas que abordam as relações entre ciência e ensino, orientando trabalhos que abordam o ensino das ciências, a difusão das ideais científicas, entre outras deferentes questões da educação escolar. Suas pesquisas dão ênfase as relações entre diferentes produções culturais e produções científicas e a formação de professores nas áreas científicas.

Orientou e orienta trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado e exerceu diferentes cargos como Coordenador da Comissão de Biblioteca, Coordenador Associado das Licenciaturas, Coordenador de Ensino de Graduação em Licenciaturas e Coordenador de Área (Química) no processo de avaliação dos Livros Didáticos de Química no PNLD-2012 e PNLD-2015, desenvolvido pela Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação. Atualmente exerce o cargo de Vice-presidente da Comissão Permanente de Formação de Professores (CPFP) da Unicamp.