Banca de DEFESA: SAMANDA NUNES SALES

DISCENTE: SAMANDA NUNES SALES
DATA: 14/09/2022
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Análise da confiabilidade e credibilidade de afirmações sobre o aquecimento global nas mídias sociais por licenciandos em física
PALAVRAS-CHAVES: Formação inicial de professores; Ensino de ciências; Mídia Sociais; Audiovisual; Aquecimento Global.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Com as mudanças constantes ocorrentes na sociedade, e com as novas necessidades apresentadas para formar leitores de ciências pelas mídias, cresceu a preocupação nas instâncias políticas, sociais, acadêmicas e educacionais, para que o ensino de ciências promova uma alfabetização científica e midiática dos estudantes. Dentre as possibilidades para modificar o caráter tradicional do ensino de ciências e instaurar um ensino capaz de formar estudantes que saibam selecionar, avaliar, interpretar e se posicionar sobre informações científicas que o cercam, está o desenvolvimento de atividades na formação inicial de professores. Nesse trabalho, realizamos um episódio de ensino que teve como principal objetivo fornecer uma visão holística sobre o modo como a ciência constrói conhecimentos e publiciza por meio das mídias (des)informações científicas sobre o Aquecimento Global. A atividade foi desenvolvida com licenciandos em Física de uma Instituição Federal de Ensino Superior do Estado de São Paulo. Nestas atividades buscamos responder as seguintes questões de pesquisas: Como são construídas as produções de sentidos dos licenciandos sobre a análise da confiabilidade e credibilidade de notícias científicas sobre o aquecimento global veiculadas nas mídias sociais? Como os licenciandos interpretam a forma como as mídias sociais apresentam evidências e representam as causas e consequências do Aquecimento Global? Qual o papel desempenhado pelo consenso, credibilidade, expertise, credenciais e conflitos de interesses como critérios para julgar a confiabilidade e credibilidade de informações sobre Aquecimento Global no vídeo utilizado nas atividades propostas? A coleta de informações foi realizada por meio de questionários e gravações das discussões que ocorreram durante as aulas que foram conduzidas na plataforma Google Meet. A análise das informações se apoiou a partir de noções da Análise de Discurso (AD) da escola francesa, principalmente por meio dos textos produzidos e publicados, no Brasil, pela pesquisadora Eni Orlandi. Nessa perspectiva da AD, buscamos compreender como os estudantes construíram seus discursos, observando a influência da historicidade, da memória discursiva, e das condições de produção históricas e imediatas na produção de sentidos. Por meio da análise dos discursos dos estudantes, notamos timidamente a influência de aspectos sociológicos no julgamento de uma afirmação científica como confiável. Desse modo, aspectos como as credenciais, a expertise, a credibilidade, e os possíveis conflitos de interesses de quem fala sobre a ciência, não foram aspectos relevantes a serem observados pelos licenciandos. Notamos ainda que os elementos utilizados pelos licenciandos para julgar a confiabilidade de uma afirmação científica, foram em grande parte a análise das evidências e dos dados científicos apresentados nos vídeos.
Presidente - 306.379.798-77 - ALDO AOYAGUI GOMES PEREIRA
Externo à Instituição - MARIA JOSE PEREIRA MONTEIRO DE ALMEIDA - UNICAMP