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Banca de DEFESA: LAIANE MORAIS DE ALMEIDA

2022-09-18 23:56:01.84

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAIANE MORAIS DE ALMEIDA
DATA: 20/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Textos de divulgação científica como recurso didático para a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Divulgação Científica; Educação Ambiental; Revista Ciência Hoje das Crianças; Ensino de Ciências; Anos Iniciais
PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Textos de divulgação científica como recurso didático para a educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental. Ao longo dos anos a Divulgação Científica e Educação Ambiental vêm sendo alvo de muitas discussões e pesquisas no mundo todo, evidenciando a preocupação com a forma como as informações cientificas e ambientais estão sendo divulgadas ao público geral, bem como os materiais que estão sendo utilizados para essa divulgação. Nesse sentido, estes estudos apontam o Texto de Divulgação Científica como potencial recurso didático para auxiliar no processo de difusão desses conhecimentos por tratar de temáticas atuais de forma clara e objetiva. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar textos de divulgação científica (TDC) da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) como recurso didático para abordagem de temáticas referentes a Educação Ambiental (EA) nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de tipologia documental, na qual realizamos um estudo a partir do referencial da análise de conteúdo de Bardin (2016). A análise foi realizada em trinta e quatro revistas que correspondem as edições de junho de 2018 à junho de 2021, totalizando oitenta e um textos que compõem o nosso corpus de análise. Seguindo este referencial utilizou-se as categorias propostas por Caretti e Zuin (2010) para análise dos textos, que são: Como entende o ser humano em relação à natureza; Considerações acerca das diversidades sociais, culturais e naturais; Abordagem dos conflitos referentes à temática ambiental; Abordagem da experiência estética com a natureza; Responsabilização pelas causas dos problemas ambientais; Proposta de atuação individual ou coletiva. Em nossas análises constatamos que a divulgação científica das questões ambientais na revista partem de uma concepção conservacionista do meio ambiente, priorizando os aspectos físicos e biológicos da crise ambiental e que preocupando-se demasiadamente com a resolução de problemas ambientais, deixando de apresentar reflexões significativas sobre as relações sociais e políticas que são intrínsecas a questão ambiental, resultando numa leitura simples, superficial e despolitizada do meio ambiente aos seus leitores. A respeito da utilização e contribuição do material nos anos iniciais do Ensino Fundamental, acreditamos que a forma como os problemas ambientais são discutidos na revista, poderão fortalecer apenas um entendimento equivocado do que é o fazer ambiental, provocando um afastamento e desajuste entre o que é real e o que não é, entre uma prática ambiental crítica e uma prática ambiental romantizada e culpabilista. Dessa forma, exigindo dos docentes um comprometimento em potencializar as informações divulgadas pra que não haja um entendimento crítico da prática ambiental.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA
Externo à Instituição - LUCIANA DE NAZARÉ FARIAS - UEPA
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE

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