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Banca de DEFESA: RENATA GASPAR DA COSTA

2022-09-19 23:51:29.16

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA GASPAR DA COSTA
DATA: 22/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: As funções trigonométricas no contexto dos registros de representação semiótica: uma análise em livros didáticos
PALAVRAS-CHAVES: Trigonometria; Livro Didático; Representação Semiótica; Aprendizagem; Ensino Médio
PÁGINAS: 141
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: A aprendizagem da Matemática enfrenta dificuldades que não são observadas em outro campo de conhecimento, isso decorre do fato de os objetos matemáticos não estarem acessíveis, sendo necessário primeiro representa-los para então estudá-los. Diante disso, a didática francesa traz o referencial teórico de Raymond Duval, onde sua teoria intitulada de registros de representação semiótica enfatiza a aprendizagem, isto é, considera os processos cognitivos envolvidos no processo de aprendizagem. Diante disso, essa pesquisa busca responder ao seguinte questionamento: a abordagem do conteúdo ciclo trigonométrico, especificamente as funções seno e cosseno, no livro didático contempla aspectos da teoria dos registros de representação semiótica segundo Raymond Duval? Elucida-se como objetivo geral analisar como a abordagem do conteúdo funções trigonométricas seno e cosseno em livros didáticos do Ensino Médio, aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático - PNLD 2021, contempla a hipótese fundamental da teoria dos registros de representação semiótica de Raymond Duval. A pesquisa envolveu a análise de dois livros didáticos de Matemática que foram aprovados no PNLD-2021, voltado para o Ensino Médio, e os procedimentos de coleta e análise dos dados foram subsidiados pela Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Em ambos os livros analisados observou-se que os autores mobilizam diversos registros de representação matemáticos, porém, somente essa mobilização não caracteriza a utilização da teoria de Duval. Não basta apenas colecionar registros, seria preciso articular as unidades significantes de cada registro entre si de modo que o leitor tenha uma visão global do objeto matemático. Notou-se ainda que ambos os livros tentam realizar a articulação entre os registros de representação algébrico e representação gráfica, todavia, a associação entre as unidades significantes desses registros não se deu de forma completa. Acredita-se que devido ao limite de página para os livros didáticos, não fosse viável atingir essa completude.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Interno - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA
Externo à Instituição - RAIMUNDO LUNA NERES - UNICEUMA

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