Banca de DEFESA: KATIANE DE JESUS SOUZA

DISCENTE: KATIANE DE JESUS SOUZA
DATA: 23/09/2022
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Alfabetização Midiática e Informacional: uma análise sobre as práticas docentes no ensino de Biologia
PALAVRAS-CHAVES: Alfabetização Midiática e Informacional; Práticas docentes; Ensino de Biologia; Formação docente
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: A Alfabetização Midiática e Informacional (AMI) representa um importante papel no que diz respeito à perspectiva do acesso, uso e compreensão das informações promovidas pelas mídias. É entendida como necessária para todo cidadão, além de que estar direcionada a todos os contextos: social, político, cultural e educacional. O presente estudo tem como objetivo geral analisar o processo de Alfabetização Midiática e Informacional presente nas práticas docentes de professores de Biologia. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de tipologia estudo de caso, em que os participantes são professores de Biologia que atuam em instituições de educação básica mantidas pela rede estadual no município de Santa Helena-MA. Os dados foram analisados à luz do referencial metodológico da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016) em que a exploração dos dados coletados nos permitiu estabelecer categorias a priori. Na esfera dos elementos da AMI identificados a partir da realidade dos professores em relação ao acesso às mídias, compreendemos ainda haver dificuldades de acesso aos professores, alunos e nas instituições. Entretanto, a busca pela informação e conteúdo de mídias se faz presente na prática destes professores por meios digitais e impressos para integrar e complementar o trabalho docente. Em relação à caracterização de competências e habilidades da AMI, as que mais se evidenciaram em nossos resultados foram a avaliação crítica das informações e suas fontes e a promoção da avaliação entre os estudantes e o gerenciamento das mudanças requeridas. A dinâmica em volta do desenvolvimento de competências e habilidades em mídia e informação tem acontecido de forma processual e gradativa, pois estes profissionais estão progredindo quanto à integração de recursos midiáticos e informacionais em suas atividades pedagógicas, o que tem proporcionado a ampliação de novos métodos na sala de aula. Notadamente, os professores, em suas palavras, evidenciaram as suas preocupações e reconhecimento quanto ao oferecimento de formação continuada que tenha como foco principal atividades que possibilitem o desenvolvimento de competências e habilidades no campo da AMI. Destaca-se, portanto, ser fundamental propor formações que incluam aspectos quanto ao uso, acesso, compartilhamento e criação de conteúdos midiáticos e informacionais na perspectiva de preparar cidadãos pensantes, reflexivos e críticos.
Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE