Banca de DEFESA: GRAZIELA DA SILVA DANTAS

DISCENTE: GRAZIELA DA SILVA DANTAS
DATA: 23/09/2022
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Educação ambiental e abordagem CTS: convergências para o ensino de ciências em escolas de uma unidade de conservação
PALAVRAS-CHAVES: Teoria Crítica; Temáticas ambientais; Ensino formal; Área de Proteção Ambiental; Maranhão
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Atualmente, os cenários socioambientais estão caracterizados pela intensificação de fatores históricos, comumente relacionados à exploração de recursos naturais, à extinção de espécies e de populações tradicionais, à concentração de poder, à desigualdade social e o crescente âmbito científico-tecnológico. Esses pontos, constituintes diretos ou indiretos da grave crise socioambiental histórica, são reproduzidos nas e pelas diferentes dimensões sociais. Uma nova proposta para o Ensino de Ciências, como ferramenta de transformação socioambiental, em que se prevê a garantia à justiça e a plenitude aos diferentes seres vivos existentes é manifestada por meio da articulação entre a Educação Ambiental de vertente crítica e a Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Apoiado por essa perspectiva, este estudo tem como objetivo analisar o universo da educação ambiental na região da Área de Proteção do Maracanã, no município de São Luís, Maranhão. À luz das relações Educação Ambiental-CTS, busca-se incluir a compreensão dos sentidos e das práticas pedagógicas ambientais nas disciplinas de Ciências e Biologia e a análise dos documentos oficiais de políticas públicas: o Plano Estadual de Educação Ambiental e o Plano de Manejo para a Área de Proteção Ambiental da região do Maracanã. O estudo é conduzido pela abordagem qualitativa instrumentalizado por entrevistas semiestruturadas com docentes de Ciências e de Biologia de duas escolas públicas da região da Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã. Os resultados da análise mostram ênfase quanto: a comunidade da APA do Maracanã e as temáticas ambientais; o currículo e a prática pedagógica ambiental no Maracanã; e as relações Meio Ambiente-CTS. A análise dos documentos mostra a motivação e o reconhecimento de abordagens locais e problematizadoras, mas há obstáculos em questões curriculares e logísticas e a compreensão rasa das relações temáticas ambientais com a ciência e a tecnologia nas sociedades contemporâneas. Apesar do apoio coerente com os documentos oficiais, constatam-se ausência de propostas curriculares que favoreçam abordagens como a Educação Ambiental crítica e a Abordagem CTS em diferentes níveis de ensino, a fim de que o Ensino de Ciências contribua para a mitigação dos impactos e das causas da crise civilizatória existente.
Externo à Instituição - ALINE LIMA DE OLIVEIRA NEPOMUCENO - UFS
Interno - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA