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Banca de DEFESA: CAMILA CARNEIRO DA SILVA

2022-09-28 22:33:38.749

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA CARNEIRO DA SILVA
DATA: 29/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Representações sobre queimadas em livros didáticos de ciências: buscando indicadores para formação de sujeitos ecologicamente orientados
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental; Queimadas; Livros Didáticos; Tipologia de Conteúdo; Sujeitos Ecológicos
PÁGINAS: 124
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: A presente pesquisa foi desenvolvida sob o entrelaçamento de quatro eixos: Livros Didáticos; Tipologia de Conteúdo; Educação Ambiental e formação de Sujeitos Ecológicos. Cada um desses temas representa concepções distintas, que de forma integrada pode apresentar uma abordagem nova e um significado específico, enquanto proposta de ensino. Pensar a formação de Sujeitos Ecológicos implica discutir sobre os movimentos ecológicos que surgiram em meados da década de 1960 (CARVALHO, 2002; 2012), como tais eventos contribuíram para discutir uma pauta tão importante e que pode integrar metodologias, posturas, conhecimentos, reivindicações relativas às crises ambientais, assim como para buscar novos modos de acessar a realidade por meio da educação. É partindo dessas concepções que entendemos como a Educação Ambiental tem papel fundamental para dialogar sobre a projeção do termo e necessidade de formação de um Sujeito Ecológico. Nesse contexto, pensa-se em situações presentes no cotidiano da(o)s estudantes, como por exemplo, as Queimadas, uma vez que aparecem como tema que contempla a atravessa as realidades e diferentes campos de estudo, sendo ela uma atividade rotineira, porém não homogênea e que, antes de ser tomada como prática nociva ao ambiente, está alicerçada em fatores históricos e culturais que resultam em diferentes interpretações (CARCARÁ; MOITA NETO, 2012). E, pensando em agregar fatores próprios da realidade da(o)s estudantes do Ensino Fundamental é que consideramos os Livros Didáticos como uma fonte segura para dialogar sobre a importância de se desenvolver competências que permitam conhecer e ler a realidade de forma crítica e contextualizada. Para isso, tecemos comentários em relação ao tipo de Conteúdo que é adotado nos livros, no sentido de identificar as atribuições dadas para os diferentes conteúdos e contextos ambientais, bem como as intencionalidades adotadas para descrever tais contextos (COLL; POZO; SARABIA; VALLS, 1992). Para tanto, nesta pesquisa, buscamos identificar e caracterizar os diferentes conteúdos que fazem referência a Educação Ambiental em Livros Didáticos de Ciências adotados nas escolas da rede pública da cidade de Timbiras, Maranhão, com o intuito de obter um panorama geral das temáticas ambientais, para, posteriormente, trabalhar conteúdos sobre Queimadas, tomando-a como uma prática que acomete a cidade todos os anos sob diversos fatores, desde culturais a econômicos, sociais e políticos. Portanto, buscamos revelar os tipos de Conteúdo Conceitual, Procedimental ou Atitudinal enquanto uma possibilidade de desenvolver competências para a formação de Sujeitos Ecológicos. No mais, nosso enfoque metodológico seguiu a perspectiva de pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1996), tendo por caráter a abordagem documental e exploratória para delinear a coleta de dados, estes que foram tratados, caracterizados, sistematizados e descritos. A nossa discussão seguiu a tendência da Abordagem Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2006), dialogando sobre os fenômenos que identificamos e que colocamos em debate. Em nossa análise, identificamos que os conteúdos expressam diferentes configurações e tipologias, no entanto, percebemos que a tipologia Conceitual se sobressai em relação às outras, porém todas aparecem, assim, refletimos sobre como as tipologias de conteúdo podem influenciar na e para a formação de sujeitos ecologicamente orientados, numa perspectiva plena de consciência em relação aos problemas ambientais, ao permitir a adesão de novos significados e valores, crenças e maneiras de conhecer e compreender os acontecimentos do mundo e sobre si mesmos, construção essa que entendemos não estar explicita nos Livros Didáticos, mas que supõem uma intencionalidade de quem o lê, que pode ser desenvolvida e fundamentada a partir de fundamentos próprios da Educação Ambiental e dos movimentos ecológicos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANA MOHR - UFSC
Interno - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES

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