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Banca de DEFESA: GENILDO VIANA DO NASCIMENTO

2022-09-30 08:24:29.527

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GENILDO VIANA DO NASCIMENTO
DATA: 30/09/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Divulgação científica por meio do museu game ciência numa perspectiva sociocultural
PALAVRAS-CHAVES: Divulgação Científica; Museu Game Ciência; Discurso Expositivo; Educação não formal; Teoria da Ação Mediada.
PÁGINAS: 137
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Os museus de ciências são locais marcadamente associados à Divulgação Científica, por assumirem contornos comunicativos que os permitem dialogar com a sociedade. Nessa aproximação, os visitantes são levados a se integrarem às propostas do Discurso Expositivo e significá-las através dos seus processos cognitivos numa relação dialógica com a exposição. Dentre as várias estratégias que se colocam na expressão de um Discurso Expositivo, inserimos neste trabalho os jogos digitais como ferramentas culturais capazes de divulgar a ciência, dadas suas propriedades que os caracterizam como recursos que promovem motivação, tomada de decisão, interatividade, superação de desafios, etc. Pensando nisto, este trabalho se reporta ao campo da Divulgação Científica na concepção de um museu de games como espaço não formal de educação, com foco no ensino de ciências. Assim, o objetivo desta pesquisa centrou-se em analisar o Discurso Expositivo do Museu Game Ciência, frente à sua constituição de curadoria na perspectiva da Divulgação Científica em um contexto sociocultural. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa de tipologia documental, em que a coleta dos dados seguiu amparada por etapas do processo de curadoria, guiada pelos processos de musealisação. Para a fundamentação da análise foram desenvolvidas categorias firmadas nos pressupostos da curadoria museal, refletidas sobre a noção de Discurso Expositivo e a vertente sociocultural com a Teoria da Ação Mediada de James Wertsch. As categorias foram: valorização seletiva dos objetos; recursos e estratégias expográficas; e ações educativas. Em face dessa organização, os resultados da pesquisa foram discutidos em três momentos: no primeiro, analisou-se a historicidade dos consoles e games como artefatos a serem incorporados ao acervo do museu Game Ciência, em que priorizamos o caráter seletivo desses objetos em função de suas propriedades mediacionais; no segundo momento nos detivemos a pensar a exposição quanto à sua forma e conteúdo, sendo produzidos textos expositivos impressos para o espaço físico da exposição e textos eletrônicos de Divulgação Científica para o espaço digital do museu, a serem inseridos no seu site; no terceiro momento voltamos nosso olhar para as Atividades Museológicas, as quais foram incorporadas ao Discurso Expositivo sobre o viés da Teoria da Ação Mediada de James Wertsch, nos permitindo pensar a dinâmica da exposição, juntamente com os seus objetivos dentro da vertente sociocultural da aprendizagem. Com isso, foram elaboradas e descritas quatro atividades museológicas que trataram, respectivamente, da visitação ao ambiente físico do museu, do design de games para a avaliação de games do próprio acervo e da Lógica de Programação com o Scratch e com a plataforma Code.org. Estas atividades carregam em si elementos substanciais possivelmente capazes de despertar nos visitantes a tomada de decisão, a dialogicidade, a interação social, posicionamentos críticos, a reflexão sobre os impactos sociais da ciência, etc. Diante disso, ponderamos que este estudo traz contribuições significativas para o ensino de ciências, especialmente pensando no contexto das escolas da rede básica de ensino municipal da cidade de Bacabal/MA, onde geograficamente o museu se insere.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA
Interno - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE
Externo à Instituição - SILVANIA SOUSA DO NASCIMENTO - UFMG

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