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Banca de QUALIFICAÇÃO: EDLANI SANTOS ARAUJO NAZARE

2023-05-04 21:16:11.666

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDLANI SANTOS ARAUJO NAZARE
DATA: 11/05/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: A contribuição de Rui Barbosa para a educação científica brasileira na década final do Império
PALAVRAS-CHAVES: Educação Científica; Rui Barbosa; História e Filosofia da Ciência; Método Intuitivo; Conteúdos Escolares
PÁGINAS: 47
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Diferentes pesquisas da área de ensino de ciência evidenciam a importância de reflexões sobre a ciência para além de discursos usuais concernentes a conceitos científicos. Na perspectiva de vencer essas dificuldades, vislumbra-se a potencialidade da inserção de elementos da História da Ciência no processo formativo de professor(a) de ciências. O objetivo deste estudo consiste em desenvolver uma análise histórica sobre as ideias pedagógicas que circulavam no Brasil, na década final do império, que desencadearam discussões sobre a estruturação do ensino de Ciências entre os anos de 1879 e 1889. O estudo foi norteado pelos questionamentos: Quais as principais características da instrução pública brasileira no período imperial? De que forma a difusão do ensino de ciências corrente em outros países, na época, influenciou as propostas pedagógicas do ensino de ciências nas escolas primárias brasileiras? De que maneira a educação científica defendida por Rui Barbosa impactaram o ensino de Ciências? Na tentativa de obter respostas referentes ao recorte temporal em estudo, investigou-se o contexto de circulação e a implementação de propostas de renovação pedagógica nas escolas primária da época, buscando identificar possíveis concepções pedagógicas sobre o ensino de ciências. Para responder esses questionamentos, realizou-se uma breve caracterização da instrução pública brasileira durante o império, identificando ideias científicas que subsidiaram o ensino de ciências no período do recorte temporal do estudo. Foram analisadas as orientações pedagógicas apresentadas nos discursos oficiais do governo imperial, no sentido de ter ocasionado possíveis mudanças para o ensino dos conteúdos de Ciências na escola. As análises foram desenvolvidas no âmbito da História da Ciência se utilizando e com aportes teóricos e metodológicos da História Cultural. Constatou-se que o processo de modernização da nação teve o desenvolvimento industrial como o principal aspecto que desencadeou um ciclo intenso de debates sobre a renovação da instrução pública brasileira, em que a escola passa a assumir um papel totalmente diferente do que exercia nos anos anteriores. Observou-se que o papel significativo do manual Primeiras Lições de Coisas – tradução de Rui Barbosa – como passo inicial para a educação científica no Brasil e outras contribuições de Rui Barbosa para o desenvolvimento educacional vivenciado no Brasil durante o final do século XIX.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2236371 - CAROLINA PEREIRA ARANHA
Presidente - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA
Interno - 1241719 - SILVETE CORADI GUERINI

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