Banca de QUALIFICAÇÃO: ELRILENE DA CRUZ PEREIRA

DISCENTE: ELRILENE DA CRUZ PEREIRA
DATA: 22/05/2023
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Argumentações e construção da aprendizagem: um panorama no contexto do ensino ciências da rede pública da cidade de Codó/MA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências; Alfabetização científica; argumentações científicas; professores de ciências
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o formato das argumentações construídas nas aulas de ciências de alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (anos finais), da rede pública de ensino na cidade de Codó-Maranhão, durante o processo da educação científica, com o intuito de compreender a dinâmica aprendizagem a partir das interpretações de fatos científicos trabalhados em sala de aula. Iniciamos nosso estudo com revisão sobre o tema “Argumentação e Alfabetização Científica” nas bibliografias nacionais nas quais encontramos referências que nos auxiliarão nas análises das respostas dos alunos que são os eixos estruturantes da Alfabetização Científica proposto por Sasseron (2008). As pesquisas nas referências próprias da área também nos levaram à proposta dos indicadores da Alfabetização Científica: habilidades de ação e investigação que concordamos serem importantes sua utilização no que diz respeito a construção de argumentações cientificas sobre um conteúdo específico. As páginas que se seguem contêm um método de abordagem qualitativo planejado para compreender quais as características e as evidências da Alfabetização Científica nos argumentos dos alunos no Ensino Fundamental. Os dados da pesquisa foram coletados em duas fases, sendo a primeira por meio de entrevistas semiestruturada com os professores de ciências da rede pública de Codó e a segunda, por amostras de provas dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, nas quais continham perguntas subjetivas a fim de analisarmos as argumentações escritas dos alunos. Após a análise das entrevistas dos professores, encontramos evidências bastante consideráveis de que desenvolver argumentações por meio da Alfabetização Científica é um grande anseio para grande parte dos professores entrevistados.
Interno - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES