Banca de QUALIFICAÇÃO: VERÔNICA MARIA DE MORAES ALEXANDRE SANTANA

DISCENTE: VERÔNICA MARIA DE MORAES ALEXANDRE SANTANA
DATA: 29/05/2023
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: O ensino de ciências com base em temas regionais: um olhar docente para o documento curricular integrado do arranjo de desenvolvimento educacional dos guarás
PALAVRAS-CHAVES: Currículo; Ensino Fundamental; Ensino de Ciências; Temas Regionais
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Este estudo orienta-se pelas seguintes interrogações: Quais as mudanças promovidas no ensino de Ciências a partir da implementação do Documento Curricular Integrado (DCI) do Arranjo de Desenvolvimento Educacional (ADE) dos Guarás? Quais resultados são visíveis na prática docente? A partir destas questões orientadoras, foi delineado o objetivo principal da pesquisa: compreender como está sendo desenvolvido o ensino de Ciências em escolas do município de Bacuri a partir da abordagem temática proposta no DCI do ADE dos Guarás. As principais referências bibliográficas utilizadas foram: Silva (2005), Santos (2008), Freire (1987), Rodrigues, Almeida e Moura (2020), Halmenschlager e Souza (2012), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011). A pesquisa é de natureza qualitativa exploratória, combinada com explicativa e documental. Os sujeitos da pesquisa são, na primeira etapa, os dirigentes municipais de educação dos municípios do ADE dos Guarás, e, na segunda etapa, as professoras que ministram a disciplina Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental em duas escolas da rede municipal de ensino em Bacuri-MA. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram, questionário, entrevista semiestruturada e projetos político-pedagógicos. A análise e a interpretação dos dados transcorre por meio da análise textual discursiva, como idealizadas por Moraes e Galiazzi (2016). Como resultados, foi constatado a necessidade de melhorias nas estruturas físicas das escolas para efetiva implementação do DCI do ADE dos Guarás, contudo, os projetos político-pedagógicos, contemplam ações alinhadas ao documento para a realização de um ensino contextualizado e problematizado a partir da abordagem temática com temas regionais.
Interno - 2236371 - CAROLINA PEREIRA ARANHA
Interno - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA