Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO JOSÉ RAMOS FILHO

DISCENTE: ANTONIO JOSÉ RAMOS FILHO
DATA: 30/05/2023
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: A ciência e a tecnologia nos itinerários formativos do novo ensino médio no Maranhão em um estudo de caso
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de ciências; Referenciais Curriculares; Novo Ensino Médio; CTS; BNCC
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Na perspectiva de que o ensino de ciências com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) estimule reflexões que contribuem para a formação de cidadãos conscientes das interferências que a ciência e a tecnologia exercem em várias dimensões da sociedade, há necessidade de questionar quais concepções de ciência e de tecnologia são desenvolvidas na escola. Este estudo teve como objetivo analisar aspectos da abordagem CTS durante a implementação dos Itinerários Formativos ligados à área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em duas escolas da rede estadual em São Luís – MA. O estudo foi norteado pela questão: Como a Ciência e a Tecnologia têm sido abordadas no ensino de ciências realizado nos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio maranhense? A fim de encontrar respostas para a questão, buscou-se compreender a proposta nacional para a formulação dos Itinerários Formativos nos Referenciais Curriculares para a elaboração dos itinerários de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e a proposta local de Itinerários Formativos para o estado do Maranhão apresentada no Documento Curricular do Território Maranhense - Ensino Médio. Posteriormente, analisou-se o discurso de dois professores da rede estadual sobre a implementação dos Itinerários Formativos relacionados às Ciências da Natureza e sobre a abordagem de ciência e tecnologia nesses itinerários. Os registros obtidos através de entrevistas com os docentes foram tratados com base em aportes teóricos metodológicos da Análise de Discurso francesa, desenvolvida no Brasil por Eni Orlandi. O resultado inicial das análises mostra que o ensino de ciências nos Itinerários Formativos do currículo maranhense parece se caminhar na direção de uma formação científica e tecnológica superficial, utilitarista, mercadológica e tecnicista, distanciando-se dos princípios da educação CTS.
Interno - 2236371 - CAROLINA PEREIRA ARANHA
Interno - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA