Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA SANTOS SILVA

DISCENTE: VANESSA SANTOS SILVA
DATA: 06/06/2023
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Análise de desinformação científica em vídeos do Youtube pela abordagem da prática social da ciência: o caso do Design Inteligente
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de ciências; YouTube; Desinformação científica; prática social da ciência
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: A educação perpassa por diversos caminhos bem como as compreensões de seus conceitos, como é o caso da teoria da evolução, a explicação mais aceita cientificamente para explicar sobre a diversidade da vida e o processo evolutivo. Dessarte, o movimento evolucionista ou Design Inteligente (DI), como é conhecido atualmente, era um movimento típico dos Estados Unidos e que a cada dia está conquistando mais espaço dentro da sociedade brasileira, no que consequentemente há políticas tentando incluí-las dentro do ensino das escolas públicas no Brasil, tal movimento que está diretamente ligado a religião e viola a constituição e que começaram evitar utilizar os termos: criacionismo, criação ou até mesmo criador e assim passaram a adotar o Design Inteligente (DI). Em virtude disso, a pesquisa atual se direciona para a ferramenta site Youtube, uma plataforma que atrai muitos usuários, devido sua grande facilidade em acesso, além de oferecer um “mundo” de opções sobre diversos assuntos, neste caso específico direcionado para o Design Inteligente. Desta forma esta dissertação tem como objetivo geral utilizar de critérios da natureza da ciência (consenso, expertise, credenciais, credibilidade, conflitos de interesse e balance) na sociedade para análise de desinformação científica em vídeos do youtube sobre a teoria do Design Inteligente. Para isso, esse trabalho foi classificado como exploratório-explicativa, com abordagem qualitativa, cujo intuito foi de identificar os vídeos presentes na plataforma do youtube que abordavam a temática do DI, além disso, verificar nos vídeos as demarcações entre a ciência e a pseudociências, direcionando para os critérios da prática social da ciência e desta maneira analisar se os pesquisadores que estavam presentes no vídeos poderiam ser considerados porta-voz da ciência de acordo com os critérios estabelecidos pela pesquisadora Elizabeth Anderson. Em virtude disso, utilizamos para fazer a análise de dados a técnica de triangulação de coleta de dados, que consiste em ter mais uma visão para analisar o caso na intenção de explorar a investigação, utilizamos como um método para investigar sobre os pesquisadores que defendem a teoria do Design Inteligente e então, utilizamos além do Youtube, Wikipédia, a enciclopédia livre, currículo lattes, escavador e blogs dos institutos e universidades que os pesquisadores faziam parte para encontrarmos os dados dos mesmos. Essa pesquisa tem como objetivo servir como um framework para professores de ciências quando utilizarem vídeos do Youtube em suas aulas para analisar afirmações científicas.
Presidente - 306.379.798-77 - ALDO AOYAGUI GOMES PEREIRA
Interno - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA