Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA DAS CHAGAS DA SILVA FERREIRA

DISCENTE: FRANCISCA DAS CHAGAS DA SILVA FERREIRA
DATA: 07/06/2023
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: A energia nuclear em uma abordagem ciência, tecnologia e sociedade como possibilidade de engajamento científico-social
PALAVRAS-CHAVES: Radioatividade; CTS; Análise de Discurso
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: A energia nuclear é um assunto pouco discutido em sala de aula, embora preconizada como assunto importante respaldada pelos documentos oficiais da educação básica na área das ciências da natureza. Aspectos inerentes às decisões sobre a produção de energia nuclear, quase sempre envolvem polêmicas e contradições que, em discursos, no contexto escolar, podem promover conhecimento que favorece as condições para tomada de decisões. Norteado pelos questionamentos: Que discussões podem emergir do contexto escolar, sobre implicações do uso de ciência e da tecnologia na sociedade, associadas ao estudo da energia nuclear? Como contribuir para ações de abordagem CTS, com a temática energia nuclear, para o engajamento em questões científicas e sociais?, elaborou-se uma unidade de ensino com a temática Energia Nuclear. Fundamentada nos propósitos educacionais da abordagem CTS e com uma temática que suscita questões científicas e sociais atuais, a unidade de ensino teve o intuito de envolver o engajamento de estudantes em processos decisórios sobre a ciência e a tecnologia. Analisou-se as condições de produção da unidade de ensino e de discursos de alunos do Ensino Médio, obtidos em respostas a um questionário aplicado como sondagem de conhecimentos prévios sobre energia nuclear. O percurso metodológico do estudo seguiu os preceitos da abordagem qualitativa, do tipo exploratório e descritivo. Os sujeitos enunciativos da pesquisa foram alunos de duas turmas do 3º ano do ensino médio de uma escola pública no estado do Maranhão. Os discursos dos estudantes foram analisados com o apoio teórico e metodológico da Análise de Discurso de origem francesa, proposta por Eni Orlandi no Brasil. As análises iniciais do estudo mostram que o conhecimento dos estudantes sobre energia nuclear são os vinculados na mídia. Essas informações quase sempre trazem ideologias de interesses mercadológicos que, em geral, não são os de interesse da maioria da população, o que evidencia a necessidade do estudo sobre energia nuclear na educação básica.
Interno - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA
Presidente - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA