Banca de Qualificação: DOGIVAL ALVES CAVALCANTE JUNIOR

DISCENTE: DOGIVAL ALVES CAVALCANTE JUNIOR
DATA: 16/06/2023
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Animações digitais no contexto da formação inicial de professores de Biologia
PALAVRAS-CHAVES: Stop motion; Animações; Professores; Formação inicial
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as animações digitais produzidas por professores de Biologia em formação inicial, com o intuito de compreender as etapas de planejamento e elaboração desses materiais audiovisuais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de tipologia documental, em que os participantes são professores em formação inicial do curso de Ciências Biológicas, Cidade Universitária Dom Delgado da Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Os dados foram analisados a partir de categorias e subcategorias construídas a posteriori, adaptadas de Gomes (2008) e estabelecidas por Carvalho et al. (2007) a fim de caracterizar as etapas de roteirização e as animações propriamente ditas. Os resultados evidenciaram o potencial desses materiais como ferramenta pedagógica, mostrando-se acessível e ao alcance de todos, podendo ser uma estratégia didática valorosa para o ensino de Biologia, porém, observamos também a necessidade de mais trabalhos que tragam critérios de análises de materiais audiovisuais. Em relação a fase de roteirização, a elaboração das histórias, roteiros e storyboards ressaltaram a criatividade com que as animações foram planejadas, imaginadas e produzidas pelos participantes, além de, mostrar a importância da produção de cada etapa do processo de pré-produção de uma animação. Com as análises das animações propriamente ditas, observamos que, as imagens associadas ao texto e os aspectos técnicos-estéticos, quando bem utilizados, podem facilitar a compreensão do conteúdo abordado.
Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES