Banca de Qualificação: CRISTIANE ARAUJO DINIZ DA SILVA
2023-07-26 21:02:58.189
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: CRISTIANE ARAUJO DINIZ DA SILVA DATA: 31/07/2023 HORA: 10:00 LOCAL: Sala virtual no Google Meet TÍTULO: Os registros de representação semiótica como possibilidade para a aprendizagem dos alunos com discalculia dos anos finais ensino fundamental PALAVRAS-CHAVES: Discalculia; Tratamento; Conversão; Aprendizagem Matemática; Inclusão PÁGINAS: 69 GRANDE ÁREA: Multidisciplinar ÁREA: Ensino RESUMO: O baixo rendimento, desmotivação, baixa autoestima, frustração, inadaptação e antissocialíssimo nem sempre estão associados a falta de interesse dos alunos pela Matemática. Muitas vezes, são sinais que o aluno está precisando de ajuda e/ou intervenção por demonstrar dificuldades de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem. O transtorno da aprendizagem em Matemática é denominado como Discalculia. Assim, este estudo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura das produções realizadas sobre a Discalculia com suporte de análise nos Registros de Representação Semiótica de Duval (1993), com ênfase nas atividades cognitivas de Tratamento e Conversão e com o objetivo de “investigar as contribuições da Teoria dos Registros de Representação Semiótica na construção e compreensão dos conceitos matemáticos para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental com Discalculia. MEMBROS DA BANCA: Presidente - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA Interno - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA Interno - 2197015 - DOMICIO MAGALHAES MACIEL