Aula Inaugural - Turma 2023

2023-08-08 10:21:21.237

O Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) inicia as aulas do segundo semestre de 2023, no dia 21 de agosto, às 09h00. Para ministrar a Aula Inaugural, temos a grata satisfação de receber o Prof. Dr. Eduardo Fleury  Mortimer  (http://lattes.cnpq.br/3488369448766844),  Professor Emérito da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Tema da Aula: As diferentes potencialidades da pesquisa sobre a linguagem científica e o discurso em salas de aula: interações discursivas, multimodalidade e materialidade

Data e Horário: 21 de agosto de 2023, às 09h00.

LocalAuditório I do CCET

Resumo da palestra:

Nesta palestra abordaremos os diferentes aspectos da linguagem científica e do discurso em salas de aula de química e ciências, explorando duas de suas múltiplas dimensões e como cada uma delas constitui-se em uma área de pesquisa. Começaremos pelas interações discursivas em sala de aula, destacando as abordagens comunicativas e as intervenções do professor para sustentar a fala dos alunos. A seguir, exploraremos as dimensões materiais e incorporadas do discurso que dão origem a multimodalidade, que destaca os gestos, os objetos e as falas de professores e estudantes. Discutiremos como essas abordagens podem favorecer a aprendizagem de ciências.