Banca de Defesa: EDLANI SANTOS ARAUJO NAZARE

DISCENTE: EDLANI SANTOS ARAUJO NAZARE
DATA: 23/08/2023
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: A educação científica de Rui Barbosa e o primeiras lições de coisas da tradução de Norman Calkins
PALAVRAS-CHAVES: Educação Científica. Rui Barbosa. História e Filosofia da Ciência. Método Intuitivo. Conteúdos Escolares.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Diferentes pesquisas da área de ensino de ciência evidenciam a importância de reflexões sobre a ciência para além de discursos usuais concernentes a conceitos científicos. Na perspectiva de vencer essas dificuldades, vislumbra-se a potencialidade da inserção de elementos da História da Ciência no processo formativo de professor(a) de ciências. O objetivo deste estudo consiste em desenvolver uma análise histórica sobre as ideias de educação científica que circulavam no Brasil, na década final do Império, que desencadearam discussões sobre a estruturação do ensino de Ciências entre os anos de 1879 e 1889. O estudo foi norteado pelos questionamentos: Quais as principais características da instrução pública brasileira no período imperial? De que forma a difusão do ensino de ciências corrente em outros países, na época, influenciou as propostas pedagógicas do ensino de ciências nas escolas primárias brasileiras? De que maneira a educação científica defendida por Rui Barbosa impactou o ensino de ciências? Na tentativa de obter respostas, referentes ao recorte temporal em estudo, investigou-se o contexto de circulação e a implementação de propostas de renovação pedagógica nas escolas primária da época, buscando identificar possíveis concepções pedagógicas sobre o ensino de ciências. Para responder esses questionamentos, realizou-se uma breve caracterização da instrução pública brasileira durante o império, identificando as ideias científicas que subsidiaram o ensino de ciências no período do recorte temporal do estudo. Elaborou-se uma revisão bibliográfica das produções acadêmicas que utilizaram, como objeto de estudo, o manual didático traduzido por Rui Barbosa. Observou-se a relevância do manual Primeiras Lições de Coisas – tradução de Rui Barbosa – como passo inicial para a educação científica no Brasil. As análises foram desenvolvidas no âmbito da História da Ciência. Constatou-se que o processo de modernização da nação, na perspectiva do desenvolvimento industrial, foi o principal aspecto que desencadeou um ciclo intenso de debates sobre a renovação da instrução pública brasileira, em que a escola passou a assumir um papel totalmente diferente do que exercia em anos anteriores.
Presidente - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA
Externo à Instituição - SANDRA MARCIA CAMPOS PEREIRA - UESB