Banca de Defesa: VERÔNICA MARIA DE MORAES ALEXANDRE SANTANA

DISCENTE: VERÔNICA MARIA DE MORAES ALEXANDRE SANTANA
DATA: 15/09/2023
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: O ENSINO DE CIÊNCIAS COM BASE EM TEMAS REGIONAIS: um olhar docente para o Documento Curricular Integrado do Arranjo de Desenvolvimento Educacional dos Guarás
PALAVRAS-CHAVES: Currículo; Ensino Fundamental; Ensino de Ciências; Temas Regionais
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: O processo educativo tem buscado acompanhar as transformações e evoluções inerentes aos tempos atuais, especialmente no que concerne aos avanços na forma de ensinar e aprender a ciência. Para oferecer um ensino de Ciências condizente com as vivências dos estudantes, faz-se necessário pensar na possibilidade de ressignificação do processo de ensino-aprendizagem e seu planejamento na sala de aula. Este estudo orienta-se pelas seguintes interrogações: de que modo a implementação do Documento Curricular Integrado (DCI) do Arranjo de Desenvolvimento Educacional (ADE) dos Guarás encontra-se presente na infraestrutura física, nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas e na articulação de atividades pedagógicas? Qual a visão dos docentes diante de uma possível ressignificação do ensino de Ciências com a efetivação do DCI do ADE dos Guarás? A partir dessas questões orientadoras, foi delineado o objetivo geral da pesquisa: compreender a possível ressignificação no ensino de Ciências com a inserção de temas regionais em escolas do município de Bacuri/MA, a partir da implementação do DCI do ADE dos Guarás. O estudo é de natureza qualitativa exploratória, combinada com explicativa e documental. Os sujeitos da pesquisa são, na primeira etapa, os dirigentes municipais de educação dos municípios do ADE dos Guarás e, na segunda etapa, as professoras que ministram a disciplina Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em duas escolas da rede municipal de ensino, no município de Bacuri/MA. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionário, entrevista semiestruturada e PPPs das escolas. A análise e a interpretação dos dados transcorreram por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), como idealizadas por Moraes e Galiazzi (2016). Como resultado, constatou-se que os PPPs das escolas contemplam ações alinhadas ao documento para a realização de um ensino contextualizado e problematizado a partir da abordagem temática com temas regionais. A percepção das professoras da componente curricular Ciências apontou para uma possível ressignificação no ensino de Ciências a partir da implementação do DCI do ADE dos Guarás. Foi constatada, ainda, a necessidade de melhorias na infraestrutura física das escolas para a efetiva implementação desse documento.
Externo à Instituição - ANDRÉIA DALCIN - UFRGS
Interno - 2236371 - CAROLINA PEREIRA ARANHA