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Banca de Defesa: VANESSA SANTOS SILVA

2023-10-07 17:08:21.331

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA SANTOS SILVA
DATA: 10/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Desinformação Científica Em Vídeos Do Youtube Pela Abordagem Da Prática Social Da Ciência: O Caso Do Design Inteligente
PALAVRAS-CHAVES: Design Inteligente. Ensino de ciências. YouTube. Desinformação científica. Prática social da ciência.
PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: A educação perpassa por diversos caminhos bem como as compreensões de seus conceitos, como é o caso da teoria da evolução, a explicação mais aceita cientificamente para explicar sobre a diversidade da vida e o processo evolutivo. Dessarte, o movimento Design Inteligente (DI) é um movimento típico dos Estados Unidos e que a cada dia está conquistando mais espaço dentro da sociedade brasileira e dentro do ensino das escolas públicas no Brasil. Esse movimento que se estabeleceu nas bases religiosas e por esse motivo começaram evitar utilizar os termos: criacionismo, criação ou até mesmo criador e assim passaram a adotar o Design Inteligente (DI). Em virtude disso, a pesquisa atual se direciona para o site do YouTube, uma plataforma que atrai muitos usuários, devido sua grande facilidade em acesso, além de oferecer um “mundo” de opções sobre diversos assuntos, nesse caso específico direcionado para o Design Inteligente. Desta forma, essa dissertação teve como objetivo geral analisar os critérios da natureza da ciência na sociedade para a análise de desinformação científica em vídeos do YouTube sobre o Design Inteligente. Para isso, teve como objetivos específicos identificar os vídeos presentes na plataforma do YouTube que abordam a temática Design Inteligente analisando fatores relacionados a questão social da natureza da ciência e desta forma verificar nos vídeos da plataforma do YouTube sobre DI as demarcações entre ciências e pseudociências com direcionamento para os critérios da natureza da ciência e por fim averiguar quais fatores da temática sobre DI são primordiais para o combate de desinformação e negacionismo científico no ensino de ciências. Em virtude disso, esse trabalho foi classificado como exploratório-explicativa, com abordagem qualitativa, levando em consideração os critérios da prática social da ciência para analisar se os três pesquisadores que estavam presentes nos vídeos poderiam ser considerados porta-vozes da ciência de acordo com os critérios estabelecidos pela pesquisadora Elizabeth Anderson. Logo, a discussão teve a importância de os cidadãos saberem diferenciar que mesmo sendo especialista em uma área e apresentando um extenso currículo de formação, não implica que em outra área o mesmo não esteja propagando desinformação e isso se dá por causa da credibilidade que essas pessoas apresentam aos cidadãos leigos. Assim sendo, a temática da prática social da ciência para o ensino de ciências é essencial, visto que poderá contribuir para que os estudantes construam de novos horizontes sobre o que é ter um pensamento crítico e aplicar do dia a dia, contribuindo na alfabetização midiática acerca das desinformações que estão exibidas principalmente nas mídias sociais e plataformas digitais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 306.379.798-77 - ALDO AOYAGUI GOMES PEREIRA
Interno - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA
Externo à Instituição - CASSIANO REZENDE PAGLIARINI - UFOP

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