Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF)

2023-11-05 12:38:09.884

O Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) é um evento bienal promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), tendo ocorrido pela primeira vez, em 1970, no Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

Sócias e sócios da Sociedade Brasileira de Física (SBF) são pessoas para quem ensinar Física é um privilégio: gente que costuma compartilhar com estudantes e colegas seu prazer de procurar entender a natureza, as propriedades gerais da matéria, as relações da ciência com a cultura e suas implicações com a vida em sociedade. Graças à realização periódica do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), desde 1970, tem sido possível construir laços entre nós.

Nesse ano o SNEF acontece, excepcionalmente, em rede. A Comissão Organizadora Nacional (CO) abriu uma chamada para que diferentes instituições pudessem sediar o SNEF e compartilhar sua organização por meio de Núcleos de Referência (NR), reunindo pessoas que investigam os processos de ensino-aprendizagem de Física e das Ciências, que inovam o ensino e atuam na formação de novos profissionais da área. Esse evento – representativo de nosso compromisso com a Física e seu ensino – ocorrerá de forma simultânea e presencialmente em várias cidades. No Maranhão, a UFMA e a UEMASUL estão à frente do NR, a organização do evento conta ainda com o PPECEM e o PROFIS da UFMA e com o apoio e parceria da UEMA, do IFMA, da UFPI, da UESPI e da AEB, além do financiamento da Capes e apoio de pequenos empreendedores locais.

Nesse sentido, destacamos a mesa-redonda que acontecerá no último dia do evento, intitulada "Programas de pós-graduação stricto sensu em ensino de física e ensino de ciências no nordeste -o que construímos?", que conta com a participação da atual coordenadora do PPECEM, a profa. Dra. Silvete Coradi Guerini.

Site do evento: http://www1.fisica.org.br/~snef/xxv/index.php/pt/