Banca de Defesa: FRANCISCA DAS CHAGAS DA SILVA FERREIRA

DISCENTE: FRANCISCA DAS CHAGAS DA SILVA FERREIRA
DATA: 22/11/2023
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: A Energia Nuclear em uma Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade como Possibilidade de Engajamento Científico-Social
PALAVRAS-CHAVES: Radioatividade, CTS, Análise de Discurso, Unidade de ensino
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: A energia nuclear é um assunto pouco discutido em sala de aula, embora preconizada como assunto importante nos documentos oficiais da educação básica na área das ciências da natureza. Aspectos inerentes às decisões sobre a produção de energia nuclear, quase sempre envolvem polêmicas e contradições, que, em discursos no contexto escolar, podem promover conhecimento que favorece as condições para tomada de decisões. Essa pesquisa foi norteada pelos questionamentos: Que discussões podem emergir do contexto escolar, sobre implicações do uso da ciência e da tecnologia na sociedade, as se estudar a energia nuclear? Como contribuir para ações de abordagem Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS), com a temática energia nuclear, e promover o engajamento de alunos da Educação Básica em questões científicas e sociais? O estudo teve como objetivo analisar as percepções do uso da ciência e da tecnologia nos discursos produzidos por alunos no contexto escolar do ensino médio. Nesse perspectiva, elaborou-se uma unidade de ensino com a temática Energia Nuclear, fundamentada nos propósitos educacionais da abordagem CTS, de forma a evidenciar mecanismos ampliados de participação e possibilitar o engajamento dos estudantes em processos decisórios sobre a ciência e a tecnologia. As atividades da unidade de ensino foram aplicadas em duas turmas do 3º ano do ensino médio, de uma escola pública no Estado do Maranhão, mediadas pela pesquisadora/professora. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário e a proposição de uma redação em forma de um resumo simples, ambos desenvolvidos em sala de aula. O percurso metodológico do estudo seguiu os preceitos da abordagem qualitativa, do tipo exploratório e descritivo. Os discursos dos estudantes foram analisados com o apoio teórico e metodológico da Análise de Discurso de origem francesa, proposta por Eni Orlandi no Brasil. Os resultados revelam que as percepçoes iniciais dos alunos sobre energia nuclear se direcionaram ao contexto histórico dos acidentes nucleares, com uma visão voltada à questões de neutralidade da ciência, pautada na racionalidade científica. No entanto, nas atividades finais, observaram-se discursos de estudantes que buscavam a participação social, com questionamentos sobre os impactos desencadeados pela ciência e pela tecnologia na sociedade. A participação dos estudantes em questões da ciência e da tecnologia na Educação Básica pode contribuir para a formação no processo emancipatório dos sujeitos.
Presidente - 407643 - MARIA CONSUELO ALVES LIMA
Interno - 2024374 - HAWBERTT ROCHA COSTA