Banca de Defesa: ELRILENE DA CRUZ PEREIRA

DISCENTE: ELRILENE DA CRUZ PEREIRA
DATA: 28/11/2023
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Argumentações e Construção da Aprendizagem Segundo Docentes de Ciências: um Panorama no Contexto do Ensino de Ciências da Rede Pública da Cidade de Codó/MA
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Ciências, argumentações científicas, professores de ciências.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo investigar e compreender as diferentes abordagens e técnicas utilizadas pelos professores no contexto educacional, com o propósito de incentivar o desenvolvimento das habilidades de argumentação dos alunos nas aulas de ciências do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino na cidade de Codó-Maranhão, durante o processo da educação científica, com o intuito de compreender a dinâmica aprendizagem a partir das estratégias de ensino trabalhados em sala de aula. A pesquisa aborda a importância das argumentações como ferramenta pedagógica para promover o pensamento crítico e o desenvolvimento do conhecimento científico. Dessa forma, o estudo baseou-se em uma abordagem qualitativa, fazendo uso de entrevistas semiestruturada com professores de ciências atuantes no Ensino Fundamental anos finais. Para análise de dados utilizou-se análise de conteúdo na qual retiramos as Unidades de Significados e agrupamos em uma rede sistêmica com suas categorias e suas subcategorias, através de uma análise minuciosa dos dados coletados, foram identificadas as principais estratégias utilizadas pelos docentes para fomentar a prática de argumentação em sala de aula. Os resultados também revelaram que as argumentações desempenham um papel fundamental na construção do saber científico dos estudantes. Ao serem incentivados a expor suas ideias, formular hipóteses e debater conceitos, os alunos desenvolvem habilidades cognitivas essenciais, além de aprenderem a comunicar suas opiniões de forma clara e fundamentada. Contudo, a pesquisa também apontou desafios enfrentados pelos professores na implementação efetiva das argumentações no ensino de Ciências. Dentre eles, destacam-se a falta de formação específica para lidar com essa abordagem, a limitação de recursos didáticos e a necessidade de apoio institucional para aprimorar a prática pedagógica. Diante desses resultados, este estudo defende a importância de investir em formação contínua para os docentes, proporcionar recursos adequados e criar espaços institucionais para discussão e troca de experiências. Assim, será possível fortalecer a utilização das argumentações como estratégia pedagógica e, consequentemente, melhorar a qualidade do ensino de Ciências na rede pública de Codó/MA.
Interno - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA
Presidente - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES