Banca de Defesa: DOGIVAL ALVES CAVALCANTE JUNIOR

DISCENTE: DOGIVAL ALVES CAVALCANTE JUNIOR
DATA: 04/12/2023
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Animações Digitais no Contexto da Formação Inicial de Professores de Biologia
PALAVRAS-CHAVES: Stop motion; Animações; Professores; Formação inicial
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as animações digitais produzidas por professores de Biologia em formação inicial, com o intuito de compreender as etapas de pré-produção e produção desses materiais audiovisuais. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de tipologia documental, em que os participantes são professores em formação inicial do curso de Ciências Biológicas, Cidade Universitária Dom Delgado da Universidade Federal do Maranhão-UFMA. Os dados foram analisados a partir de categorias construídas a posteriori, adaptadas de Carvalho et al. (2007) e Gomes (2008) a fim de caracterizar as etapas de roteirização e as animações propriamente ditas. As categorias criadas fundamentaram-se na análise de conteúdo categorial de Bardin. Os resultados em relação à fase de roteirização evidenciaram que alguns participantes atribuíram na categoria história características humanas a animais e objetos, processo esse denominado de antropomorfização. Ao analisar a categoria roteiro, a maior parte dos participantes produziram uma descrição resumida das cenas de um roteiro (escaleta), sugerindo as ações e o arco narrativo dos personagens. Na última etapa da roteirização, observamos que a maioria dos storyboards foram classificados como ilustrativos por apresentarem desenhos que representam majoritariamente o que se encontra na história. Diante das análises das animações produzidas, observamos que para a categoria imagem, embora algumas animações tenham apresentado interação imagem-texto, verificou-se a presença de letras com tamanho reduzido e rapidez na apresentação dos textos, o que pode provocar dificuldade na leitura. Na interação imagem-público, duas animações trouxeram textos em balões associados às imagens mostrando perguntas relacionadas às temáticas envolvidas nas animações, podendo levar o espectador a buscar respostas para as questões levantadas. Ao analisar a categoria aspectos técnicos-estéticos observamos que na categoria cor, a maioria dos cenários, personagens e estruturas foram produzidas a partir da combinação de cores quentes e frias. Em relação a iluminação foi observado que algumas animações apresentaram efeito de profundidade de cena, em função do que estava sendo iluminado e de como essa luz incidia sobre esse objeto, além de efeitos de profundidade de campo, onde o foco vai além do objeto. Os resultados referentes à análise da subcategoria enquadramento mostrou que três animações apresentaram um melhor enquadramento das imagens, provavelmente obtido por algum suporte que tenha proporcionado a estabilidade do smartphone. Na subcategoria estímulos sonoros foi observado que algumas animações apresentaram fundo musical em toda a extensão da animação. Na subcategoria sinalização foram observadas cores diferenciadas, ausência de setas indicativas direcionada para a estrutura biológica, palavras para identificar as estruturas e fenômenos envolvidos. Além de produzirem roteirização e animações ao final os participantes responderam um questionário acerca de sua experiência com animações onde puderam relatar a importância da elaboração em sequência das etapas de pré-produção, o trabalho que a atividade exige, além de melhorias em questões mais técnicas relacionadas a efeitos sonoros, luminosos e fotografias.
Interno - 2858306 - CLARA VIRGINIA VIEIRA CARVALHO OLIVEIRA MARQUES
Presidente - 1856471 - MARIANA GUELERO DO VALLE