Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa. DISCENTE: CRISTIANE ARAUJO DINIZ DA SILVA DATA: 29/12/2023 HORA: 14:00 LOCAL: Sala virtual no Google Meet TÍTULO: Os registros de representação semiótica como intervenção em pesquisas científicas da educação matemática nacional: possibilidade para a aprendizagem dos alunos com discalculia dos anos finais do ensino PALAVRAS-CHAVES: Discalculia; Tratamento; Conversão; Aprendizagem Matemática; Inclusão PÁGINAS: 103 GRANDE ÁREA: Multidisciplinar ÁREA: Ensino RESUMO: Esta dissertação investiga estratégias eficazes baseadas na Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) para alunos com discalculia nos anos finais do ensino fundamental, visando melhorar a compreensão e aplicação de conceitos matemáticos. Utilizando a análise de conteúdo de Bardin e uma revisão sistemática da literatura sobre discalculia, o estudo analisa nove trabalhos, incluindo artigos, dissertações e uma tese, para identificar, avaliar e sintetizar estratégias TRRS eficazes. A pesquisa enfatiza a necessidade de estratégias pedagógicas adaptativas, abordando a carência de estudos na área e propondo direções para pesquisas futuras. As principais descobertas enfatizam a necessidade de abordagens pedagógicas adaptativas e personalizadas, incorporando tecnologia e materiais manipuláveis. O estudo ressalta a importância da inclusão e sugere direções para futuras pesquisas nessa área. MEMBROS DA BANCA: Presidente - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA Interno - 2045245 - CARLOS ERICK BRITO DE SOUSA Externo à Instituição - LUCELIA CARDOSO CAVALCANTE RABELO - UNIFESSPA