Banca de Defesa: JOSEANE FERREIRA COSTA FELIX

DISCENTE: JOSEANE FERREIRA COSTA FELIX
DATA: 11/01/2024
LOCAL: Sala virtual no Google Meet
TÍTULO: Diversidade e prática docente: interlocuções entre o ensino de química e a educação intercultural
PALAVRAS-CHAVES: Diversidade; educação intercultural; educação quilombola; ensino de química
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ensino
RESUMO: A educação em uma perspectiva para a diversidade cultural já se faz presente no processo de ensino há algum tempo, conhecida no primeiro momento como educação popular. Ganha fortalecimento e passa a ser compreendida educação para as relações interculturais no final da década de 1990. Assim o presente projeto de dissertação trata sobre o ensino de química em uma perspectiva para a diversidade cultural, tendo como objetivo analisar a postura pedagógica docente frente a perspectiva da educação intercultural aplicado no ensino de química em escolas de Ensino Médio da rede pública estadual, situadas em comunidades remanescentes de quilombos no Maranhão, tencionando contribuir para um ensino que contemple as relações étnicos raciais, para uma educação com um olhar para a diversidade cultural em escolas quilombolas no Maranhão. O trabalho terá em seu aporte teórico a visão dos seguintes autores: Candau, Fleury, Mclauren, Santiago et. al, Gomes, dentre outros que tem contribuído no campo da diversidade no ensino de química. A pesquisa será do tipo qualitativa, numa perspectiva de estudo de caso e de cunho exploratório. Os colaboradores da pesquisa serão professores (as) que ministram a disciplina Química em escolas quilombolas no Estado do Maranhão. Para a coleta de dados os instrumentos utilizados questionário (perfil dos professores/as) e entrevista semiestruturada. Na interpretação e análise dos dados está se fazendo uso das técnicas de análise de conteúdo (BARDIN, 2016), realizando categorização das unidades de significados, organizados em uma rede sistêmica. Segundo a análise dos dados, até o momento, pode-se afirmar que os colaboradores dessa pesquisa têm noção sobre a importância da diversidade cultural no ensino e na formação dos sujeitos, uma vez que possibilita desenvolvimento de saberes que levarão os/as alunos/as a atuarem de forma consciente sobre seus direitos e deveres, além de saberem exercer a cidadania no mundo em que vivemos, ainda cheio de preconceitos de cor, gênero, crenças, orientação sexual, entre outros.
Interno - 2776352 - ANTONIO JOSE DA SILVA
Externo à Instituição - Ana Clédina Rodrigues Gomes - UFPA